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Curitiba vai comprar 54 ônibus elétricos com recurso do PAC
Hully Paiva/SMCS

Curitiba vai comprar 54 ônibus elétricos com recurso do PAC

Os veículos devem integrar as linhas Inter 2 e Interbairros II em 2025

Mirian Villa - quinta-feira, 9 de maio de 2024 - 09:33

Curitiba vai receber R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal para a compra de 54 ônibus elétricos. A meta é que até 2030, 33% da frota de ônibus da capital seja zero emissões, percentual que deve alcançar 100% até 2050. 

Os mais de 50 ônibus elétricos devem ser adquiridos neste ano para entrar em operação em 2025. Os veículos, articulados, devem integrar as linhas Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos.

A Prefeitura de Curitiba deve colocar em operação, até agosto, os primeiros seis ônibus elétricos na frota do município, na linha Interbairros I. “Esse recurso do PAC é muito bem-vindo e se soma ao esforço para deixar um legado para os nossos curitibinhas, que terão uma cidade menos poluente, mais sustentável e melhor para se viver. Não posso deixar de destacar o suporte das equipes técnicas e a qualidade dos projetos de Engenharia para a eletromobilidade”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Ônibus elétricos em Curtiba x taxação da subvenção

O presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), Ogeny Maia Neto, detalhou que um dos desafios à compra pela Prefeitura dos ônibus elétricos foi a taxação da subvenção à compra – que foi estabelecida no fim do ano passado, com a Lei 14.789/2023, de 29/12/23.

Ao taxar em 34%, a nova legislação vinha desafiando o projeto de aquisição de ônibus elétricos – a intenção inicial era comprar 70 ônibus elétricos com recursos do município. “Agora, com o PAC, mesmo com a taxação, o projeto de 54 ônibus se torna viável”, afirmou Maia Neto.

O edital de chamamento para testes de ônibus elétricos no transporte coletivo da capital paranaense foi prorrogado por dois anos. O documento 001/23 foi prorrogado até 1º de março de 2026, com validade para execução dos testes até 30 de novembro de 2026.

O objetivo é poder testar o maior número possível de veículos e modelos dentro do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo. Até agora, já foram testados sete veículos elétricos das marcas Eletra, Volvo, Marcopolo e BYD.

Até o fim do primeiro semestre de 2024, devem entrar em teste as marcas Volkswagen e Ankai e, no segundo semestre, a Mercedes Benz.

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