Geral
Curitiba estaria imunizada em três meses com 15 mil doses diárias, diz Greca

Curitiba estaria imunizada em três meses com 15 mil doses diárias, diz Greca

Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba, ressaltou a necessidade por vacinas contra covid-19 para imunizar a população ..

Redação - sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 - 15:24

Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba, ressaltou a necessidade por vacinas contra covid-19 para imunizar a população da cidade durante a reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, promovida pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).

“Se Curitiba tivesse 15 mil doses diárias, a cidade estaria imunizada em três meses. O que não podemos é criar expectativa da vacina para os grupos e não ter a vacina”, afirmou o prefeito.

Em um cálculo simples, multiplicando as 15 mil doses por 90 dias, o acumulado seria de 1.350 milhão de pessoas imunizadas. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Curitiba tem uma população de 1.948.626 pessoas. Considerando que a capital paranaense tem um uma população jovem com cerca de 500 mil pessoas, a matemática de Greca está correta.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, disse que a cidade é capaz de vacinar até 15 mil pessoas por dia. Até agora foram feitos 14 pontos de vacinação, sendo três pontos no modelo drive-thru.

Além disso, Greca ainda pediu para que os profissionais de Educação sejam incluídos no grupo prioritário do PNI (Plano Nacional de Imunização). Outra sugestão foi que o Ministério da Saúde use a Rede Nacional de Comunicação para informar a população semanalmente sobre a quantidade de vacinas enviadas aos Estados e capitais, além do calendário do planejamento.

Compartilhe