Geral
Bolsonaro confirma general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras

Bolsonaro confirma general Joaquim Silva e Luna como novo presidente da Petrobras

O diretor de Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, deve assumir a presidência da Petrobras. A informação foi ..

Angelo Sfair - sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 - 20:11

O diretor de Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, deve assumir a presidência da Petrobras. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (19) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Assim, Roberto Castello Branco deixará o comando da principal empresa estatal brasileira após pouco mais de dois anos no cargo. O anúncio foi feito pelas redes sociais de Bolsonaro.

“O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, diz a publicação.

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A indicação do general Joaquim Silva e Luna ainda precisa passar pelo crivo do Conselho de Administração da Petrobras. A próxima reunião do grupo está marcada para terça-feira (23).

O Conselho é formado por 11 membros, dos quais sete são indicados pelo governo. Como a União é acionista controladora da estatal, tem maioria entre os votantes. Além deles, três conselheiros são indicados pelos demais acionistas e um é indicado pelos funcionários.

A troca no comando da Petrobras acontece no momento em que Jair Bolsonaro fazia recorrentes críticas à atual gestão da estatal. O presidente estava descontente com as sucessivas altas no preço dos combustíveis.

A intervenção política assustou o mercado, que reagiu mal à indicação de Silva e Luna. As ações ordinárias da Petrobras (PETR4) fechou o dia caindo 6,63%. As ações prioritárias (PETR3) registraram nesta sexta-feira (19) desvalorização ainda maior: – 7,92%.

Compartilhe