Geral
Conselho pede ao governo acompanhamento nutricional para pacientes com câncer

Conselho pede ao governo acompanhamento nutricional para pacientes com câncer

Entidade de classe defende que acompanhamento individualizado pode aumentar efetividade do tratamento oncológico e conter efeitos colaterais indesejados

Angelo Sfair - quinta-feira, 24 de agosto de 2023 - 16:30

Um requerimento encaminhado ao governador Ratinho Junior (PSD) e à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) pede urgência na implementação de programas que viabilizem o acompanhamento nutricional de pacientes com câncer tratados pelo Estado.

Entre as medidas solicitadas ao governo estadual está a possibilidade de pacientes oncológicos terem direito ao atendimento nutricional domiciliar. Além disso, o documento pede a ampliação da oferta de suplementação nutricional a essas pessoas.

O requerimento foi elaborado pelo CRN-8 (Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná), após reuniões com técnicos e com o gabinete do deputado Paulo Gomes (PP). O documento foi encaminhado pelo parlamentar ao Governo do Paraná.

Ao avaliar o tema, o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná pondera que o tratamento oncológico expõe o paciente a várias condições que podem levar à vulnerabilidade. A nutrição adequada pode minimizar os efeitos colaterais.

“A quimioterapia, por exemplo, pode causar perda de apetite, dificuldade de ingerir alimentos, vômitos, náuseas, diarreia. Tudo isso intensifica quadros de desnutrição destes pacientes”, afirma a presidente do CRN-8, Cilene Gomes Ribeiro.

Segundo ela, o estado nutricional do paciente pode afetar diretamente o resultado do tratamento. Entre os benefícios do acompanhamento profissional estariam a avaliação e prescrição individualizadas, levando em consideração as necessidades de cada pessoa.

Compartilhe