Geral
Código Estadual da Pessoa com Autismo começa a ser debatido na Alep

Código Estadual da Pessoa com Autismo começa a ser debatido na Alep

A proposta reúne e organiza 11 leis estaduais vigentes e outros 43 projetos relacionados à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Angelo Sfair - segunda-feira, 28 de agosto de 2023 - 19:00

Foi protocolada nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do Paraná, a primeira versão do Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O conjunto de normas foi apresentado por meio de um projeto de lei.

O trabalho envolveu vários parlamentares e foi consolidado pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), que destacou o ineditismo da proposta.

“É o primeiro Código Estadual com esse foco em todo o país. Estamos posicionando o Paraná como referência na defesa dos direitos das pessoas com autismo”, disse ele.

A proposta reúne e organiza 11 leis estaduais vigentes e outros 43 projetos relacionados à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“Nosso objetivo é ter uma lei robusta, um código específico, que seja a referência de todas as leis de proteção aos direitos das pessoas com autismo”, explicou o parlamentar.

Como se trata de um projeto de consolidação de leis, o código respeita um rito específico determinado pelo Regimento Interno da Alep.

Após o protocolo da primeira versão do texto, foi aberto um prazo de 60 dias para que sejam recebidas contribuições da sociedade civil e de entidades voltadas ao tema.

Encerrada essa etapa, uma Comissão Especial será instalada na Assembleia Legislativa do Paraná para, em um prazo de 30 dias, apresentar a versão definitiva do Código.

Compartilhe