Geral
CMC vota prorrogação do prazo de pagamento de ‘multas anticovid’

CMC vota prorrogação do prazo de pagamento de ‘multas anticovid’

As sanções foram aplicadas no auge na pandemia na Capital; o autor da proposta defende que a medida dará mais um fôlego para a retomada econômica do comércio.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 1 de março de 2023 - 09:34

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota, nesta quarta-feira (1), a prorrogação do do prazo para o pagamento de multas decorrentes do descumprimento de medidas sanitárias contra a Covid-19. As sanções foram aplicadas no auge na pandemia na Capital, e foram descontinuadas em março do ano passado.

O projeto de lei é de autoria do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) e pretende estender a data-limite, vencida desde o dia 31 de dezembro do ano passado, por seis meses, até 30 de junho. O parlamentar defende que a medida dará mais um fôlego para a retomada econômica do comércio.

Assim como na lei municipal 15.942/2021, que previu o primeiro prazo extra para quitar as multas, o projeto contempla as sanções financeiras aplicadas até o dia 10 de dezembro de 2021. A nova prorrogação também manteria a dispensa da cobrança de juros, de multa moratória e a inscrição do débito em dívida ativa.

As sanções financeiras por descumprir medidas sanitárias da pandemia foram criadas pela lei municipal 15.799/2021, que previa multas entre R$ 150 e R$ 150 mil. Elas pararam de ser aplicadas em março de 2022, por decisão do Legislativo.

A previsão legal para a aplicação das “multas anticovid” foi mantida em apenas dois casos: 

  • furar a fila da vacinação
  • desrespeitar o cumprimento de isolamento social determinado por profissional da saúde.

A proposta de lei de Alexandre Leprevost tramita em regime de urgência. Se a iniciativa for aprovada em primeiro turno, hoje, dependerá da segunda votação em plenário, prevista para a sessão de 6 de março.

Compartilhe