Municipal
Câmara promove audiência pública sobre o combate ao racismo

Câmara promove audiência pública sobre o combate ao racismo

Ações para o enfrentamento aos crimes de racismo e a discriminação racial na Capital serão debatidas pelos vereadores.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 7 de agosto de 2023 - 07:30

A Câmara Municipal de Curitiba promove, nesta segunda-feira (7), uma audiência pública com foco em políticas públicas para combater o racismo. Ações para o enfrentamento ao crimes de racismo e a discriminação racial na Capital serão debatidas pelos vereadores e convidados.

A audiência pública ocorre a partir das 18h30, e terá transmissão nas redes sociais da CMC.

O encontro no Legislativo municipal foi proposto pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), em parceria com a deputada federal Carol Dartora (PT), ex-vereadora de Curitiba.

Além de parlamentares, foram convidados representantes do Ministério Público do Paraná, da Defensoria Pública e da Assessoria de Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Povos Originários do Município

O convite também foi estendido a representantes da Associação Comercial do Paraná, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, da Comissão de Combate ao Racismo da Assembleia Legislativa do Paraná, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR e da Assessoria de Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Étnico-Racial e Povos Originários.

A atriz e professora Isabel Oliveira, vítima de racismo em um caso recente e emblemático na cidade, também foi convidada. Isabel ficou seminua em um mercado atacadista, em abril, em protesto contra o racismo.

Em sua justificativa para a audiência, Giorgia Prates destacou o crescente aumento de casos de racismo em Curitiba, além de chocantes relatos feitos por pessoas negras que vêm sofrendo com a questão.

“Torna-se urgente a reflexão e o debate sobre as políticas de enfrentamento da discriminação racial em nosso município”, ressalta a vereadora.

Confome o texto, o encontro visa entender o contexto e problemáticas que envolvem as denúncias e as violências nas esferas interpessoais, institucionais e estruturais que envolvem a questão racial, além de ouvir a população e organizações da sociedade civil.

Compartilhe