Geral
Câmara de Arapongas desiste de projeto que aumentaria número de vereadores

Câmara de Arapongas desiste de projeto que aumentaria número de vereadores

A Câmara Municipal de Arapongas arquivou o aumento de parlamentares, mas continuará debatendo a proposta de reajuste de salário

Angelo Sfair - quinta-feira, 10 de agosto de 2023 - 18:50

Pressionados pela população, vereadores de Arapongas recuaram e removeram os nomes da proposta que aumentaria de 15 para 17 o número de parlamentares do município. A proposta de modificação da Lei Orgânica Municipal teve grande repercussão devido à aprovação relâmpago: o projeto foi lido e aprovado em apenas 33 segundos.

A forma como o assunto foi apresentado na Câmara Municipal revoltou parte da população. Diante da reação negativa, nove entre 15 vereadores resolveram retirar o apoio ao projeto.

Dessa forma, a proposta foi arquivada pelo presidente da Casa, vereador Marcio Nickenig (PSD). Ao anunciar a medida, ele explicou que o recuo partiu dos próprios vereadores, e não da Mesa Executiva. Apesar da repercussão negativa, ele voltou a defender o aumento do número de parlamentares.

Nickenig citou dados do Censo 2022, divulgado recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A contagem demográfica atualizada no ano passado apontou que Arapongas tem 119.200 habitantes. A Constituição permite, neste caso, até 17 vereadores.

Para fins de comparação, o município de Londrina, que fica a 40 km de Arapongas e uma população cinco vezes maior (555 mil), tem 19 vereadores.

A Câmara Municipal de Arapongas, apesar de ter arquivado o projeto que aumentaria o número de parlamentares, continuará debatendo a proposta de reajuste de salário para a próxima legislatura. O texto em discussão na Casa prevê o aumento dos atuais R$ 11,5 mil para R$ 14 mil. A proposta ainda passa pela análise das comissões.

Compartilhe