Municipal
Banco Interamericano reafirma suporte à nova concessão do transporte de Curitiba
Hully Paiva/SMCS

Banco Interamericano reafirma suporte à nova concessão do transporte de Curitiba

Eletrificação da frota de táxis também foi debatida em reunião

Mirian Villa - sábado, 27 de janeiro de 2024 - 10:40

O Banco Interamericano de Desenvolvimento reafirmou o compromisso de que vai dar suporte imediato à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.

O fato da capital paranaense inovar em soluções urbanas e no transporte coletivo foi bastante elogiada. “Estamos avaliando um modelo de negócio de transporte coletivo para dar maior sustentabilidade, procurando separar a propriedade da frota da operação para que o sistema tenha menor vulnerabilidade e viabilidade financeira”, explicou a chefe da Divisão de Transportes do BID, Ana Maria Pinto.

Na reunião realizada na sede do BID, em Washington (EUA), com especialistas de transportes do organismo, o prefeito Rafael Greca relatou a dificuldade para manter o atual sistema e ao mesmo fazer melhorias contínuas para garantir o bem estar da população.

Atualmente a passagem de ônibus custa R$ 6, mas a tarifa técnica está em R$ 7,28, uma diferença que é paga com recursos do município. Isso é muito difícil porque os custos existem e exigem muitos subsídios. Se é possível separar a propriedade da frota da operação, isso será muito bom para a cidade”, comentou Greca.

O prefeito de Curitiba aproveitou a reunião para propor que o banco, através do BID Invest, financie a estrutura para apoiar a eletrificação da frota de táxis e demais veículos de Curitiba. Para isso seria necessária a criação de infraestrutura, como a criação de pontos de abastecimento em toda cidade para dar mais comodidade aos motoristas de carros híbridos e elétricos.

Também na sexta-feira (26), Greca se encontrou com a chefe da divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Tatiana Galego. A comitiva de Curitiba apresentou os projetos do Ecodistrito Umbará/Ganchinho, Reserva Hídrica do Futuro e Ecodistrito Bacia Rio Belém.

O Ecodistrito do Umbará ficará entre o Rio Barigui e a BR-277, abrangendo os bairros Caximba (Reserva da Vida Silvestre), Campo de Santana, Umbará e Ganchinho. Os trabalhos já se iniciaram com a alteração de zoneamento no trecho e a negociação com os proprietários dos terrenos da região.

Já o Ecodistrito da Bacia do Rio Belém vai da BR-277 até o Rio Atuba, passando pelos bairros Alto Boqueirão (Zoológico), Boqueirão (Parque Náutico), Uberaba (Parque da Imigração Japonesa) e Cajuru (Parque Peladeiros e Cajuru).

Compartilhe