Estadual
Ato em Curitiba lembra os dois anos da invasão russa à Ucrânia
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Ato em Curitiba lembra os dois anos da invasão russa à Ucrânia

O conflito armado completa dois anos hoje, sem perspectivas de um desfecho.

Rafael Nascimento - sábado, 24 de fevereiro de 2024 - 14:22

Curitiba recebe, sábado (24), um ato em memória às vítimas da guerra e pela paz na Ucrânia. O conflito armado completa dois anos hoje e deixou cicatrizes profundas no país do Leste Europeu, invadido pela vizinha Rússia, com milhares de mortos e milhões de desabrigados. A manifestação está marcada para as 18h30, no Memorial Ucraniano, no bairro Tingui.

Toda a comunidade curitibana e da região é convidada a participar do momento de reflexão em meio à guerra, que mesmo após dois anos segue sem perspectivas de um desfecho.

Foto: Divulgação

A iniciativa do encontro pelo fim da agressão russa é das entidades representativas da comunidades ucraniana no Brasil e no Paraná. Entre elas, a Representação Central Ucraniano-Brasileira, a Sociedade Ucraniana do Brasil e o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava.

A manifestação também conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural.

Forte presença ucraniana no Paraná

O Paraná concentra algumas das principais comunidades de imigrantes ucranianos no Brasil. Curitiba é uma das cidades paranaenses que concentra grande comunidade de imigrantes.

Além da Capital, há uma forte presença ucraniana em Prudentópolis, no Centro-Sul do Estado, considerada a cidade mais ucraniana do Brasil e onde 75% têm descendência ucraniana.

Foto: Divulgação/Vaticano

Ambas as cidades, além de Guarapuava, acolheram grande número de refugiados que precisaram deixar o país do Leste Europeu por contra do conflito armado.

Compartilhe