Política
Atletas classificados aos Jogos de Paris terão bolsa para curso de francês
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Atletas classificados aos Jogos de Paris terão bolsa para curso de francês

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca fechou parceria com a Aliança Francesa

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 6 de fevereiro de 2024 - 19:54

O prefeito Rafael Greca, de Curitiba, firmou parceria nesta terça-feira (6) com a Aliança Francesa para que a instituição oferte o curso de francês aos 33 atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A bolsa de estudos será de seis meses, com aulas presenciais e a distância, caso os atletas estejam treinando fora da cidade.

“É com orgulho e satisfação que estamos selando essa parceria para que nossos atletas, técnicos e paratletas vão a Paris sabendo um pouco da língua francesa. Além de facilitar a comunicação, essa bolsa de estudos também é mais um incentivo para que tragam muitas medalhas para nossa cidade”, disse Greca.

O dia ainda ficou marcado pelos 79 anos de história da Aliança Francesa, celebrados em um evento que contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Estados das Cidades, Eduardo Pimentel, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, entre outras autoridades municipais.

“Tenho um carinho muito grande pela Aliança Francesa, já que eu e Margarita (Sansone, primeira-dama) estudamos francês aqui, ainda com a saudosa madame Garfunkel (Hélène Fanny Ginvert Garfunkel, que presidiu a instituição)”, contou Greca.

Para o diretor executivo da Aliança Francesa, celebrar o aniversário da instituição com o anúncio da parceria é muito honroso para a instituição.

“Temos motivação e conquistas, como a parceira de hoje com a Prefeitura, para seguir em frente e continuar com nossa missão. Os atletas da cidade terão ferramentas essenciais para se comunicar em francês”, disse o monsieur Teulières.

Compartilhe