Geral
Assembleia Itinerante recebe demandas de Saúde e Educação em Fazenda Rio Grande

Assembleia Itinerante recebe demandas de Saúde e Educação em Fazenda Rio Grande

O evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil organizada e da população.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 21 de setembro de 2023 - 16:33

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para aproximar os parlamentares do cidadão paranaense, foi realizada em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.

Os deputados estaduais receberam reivindicações, sugestões e propostas pelo prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, e pelo presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti. 

O documento foi recebido pelo presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), e o primeiro-secretário Alexandre Curi (PSD).

Além de parlamentares, o evento reuniu prefeitos, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil organizada e da população.

A próxima sessão da Assembleia Itinerante vai acontecer nesta sexta-feira (22), em Ponta Grossa, principal cidade da região dos Campos Gerais do Paraná.

DEMANDAS EM FAZENDA RIO GRANDE

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande pediu a construção de uma sede para o abrigo temporário para mulheres vítimas de violência e o financiamento para custeio do funcionamento do local. 

Além disso, houve requerimento para um maior aporte financeiro da Fundepar em relação aos valores pagos no transporte de estudantes, o investimento em equipamentos tecnológicos para aprimorar e qualificar o processo educacional.

Na área da Defesa Social, a administração solicita recursos para a implementação do sistema de monitoramento e vigilância; a construção da nova sede da Guarda Municipal, com um Centro de Treinamento e Capacitação. Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas pede a aquisição de rolo compressor, retroescavadeiras, caminhões e caminhonetes furgão.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita equipamentos em geral para atendimento; uma transpaleteira elétrica; equipamento de ultrassom terapêutico; aparelho de ondas de choque pneumáticas; além de equipamentos e verbas de custeio para Unidades de Pronto Atendimento (UPA); um micro-ônibus adaptado para hemodiálise e laser para estimulação tecidual. 

A Vigilância Sanitária do município pede um veículo furgão com câmara fria; equipamentos em geral; verbas para custeio para atividades, a realização de mutirões de vacinação e uma câmara fria para imunobiológicos.

A Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande requer a cobertura na quadra de futebol da praça Tridi; a disponibilização de medicamentos especializados; a construção de trincheiras no perímetro urbano do município na BR-116; a construção de colégio estadual no bairro Gralha Azul e a construção de novos batalhões do corpo de bombeiros e da Polícia Militar.

Já a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) solicitou a destinação de equipamentos para as salas de atendimentos clínicos, além da troca da fiação da parte elétrica da instituição e trocas das persianas das salas de atendimento. A Associação Vale Benção pede a construção de um colégio estadual no Jardim Santarém; uma creche e uma unidade de saúde para Loteamento Santo Antônio e Green Portugal; um Hospital Regional; um furgão para recolhimento de doações e uma van com acessibilidade. Por fim, entre as demandas da Associação dos Recicladores de Fazenda Rio Grande estão a destinação de equipamento para a triagem e reciclagem de materiais recicláveis, além de um caminhão baú pequeno para coletas.

Compartilhe