Geral
Após dois meses de nova gestão, Ratinho Jr. finaliza alto escalão do governo

Após dois meses de nova gestão, Ratinho Jr. finaliza alto escalão do governo

Somente três mulheres compõem o alto escalão do Paraná. 36 homens estão à frentes das secretarias e principais cargos das estatais

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023 - 19:02

Depois de dois meses do início do novo período de gestão, Ratinho Júnior (PSD) fechou o primeiro escalão do Governo. O anúncio dos nomes dos últimos três secretários foi feito nesta segunda-feira (27), mas não representa uma novidade. Isso porque dois deles foram apenas reconduzidos: o deputado federal Sandro Alex retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, onde atuou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior, e o deputado estadual Marcio Nunes assume a Secretaria do Turismo, que foi desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da qual foi titular na gestão anterior. Já a Secretaria da Justiça e Cidadania será ocupada pelo ex-prefeito de União da Vitória, Santin Roveda.

Com o anúncio, o governo encerra as nomeações com apenas duas mulheres ocupando o cargo de Secretária: Leandre Dal Ponte responde pela pasta da Mulher e Igualdade Racial e Luciana Casagrande Pereira está à frente da Cultura. Elas se somam aos outros 24 homens que compõem o secretariado de Ratinho Jr. A Procuradoria-geral do Estado também está sob comando feminino, com Leticia Ferreira da Silva. Todos os outros cargos do alto escalão do governo são ocupados por homens.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística é responsável pela gestão e obras nos diferentes modais logísticos do Paraná. Isso inclui estradas, portos, aeroportos e ferrovias do Estado. Sua estrutura conta com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a empresa pública Portos do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).

A principal promessa é finalizar obras como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a duplicação e aumento de capacidade da PR-323 e a pavimentação da Estrada Boiadeira, no Noroeste, e a revitalização da PRC-280, no Sudoeste. Entre os desafios mais recentes estão os problemas causados por quedas de barreiras em estradas, como a BR-277 que está em obras desde dezembro do ano passado – e deve ficar pronta somente após o fim do verão.

Outro grande desafio neste novo mandato é encontrar uma solução para o pedágio. O Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná está sendo alinhado com o governo federal. Com 3,3 mil quilômetros de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada, a previsão é que a nova modelagem conte com mais de R$ 50 bilhões de investimentos e tarifas de pedágios mais baratas, além da transparência no processo, com o leilão sendo feito na Bolsa de Valores.

À frente da pasta por mais de três anos, entre 2019 e 2022, o secretário tem experiência no trabalho. Eleito deputado federal por quatro mandatos, Sandro Alex é natural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e é formado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

TURISMO

A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) está entre as pastas que voltou a ter uma estrutura própria após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado. O objetivo é promover o potencial turístico do Paraná e a ampliação dos empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo.

O órgão nasce com a extinção da Paraná Turismo. A estrutura vai incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior. Também faz parte da secretaria o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), para as decisões colegiadas.

A nova organização visa a modernização da gestão e a integração entre o setor público e privado e a ampliação da participação do setor na economia de forma sustentável.

Natural de Campo Mourão, Marcio Nunes é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade entre 1996 e 2000. No Governo do Estado, assumiu em 2011 a presidência do antigo Instituto das Águas do Paraná e foi secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo entre 2019 e 2022.

JUSTIÇA E CIDADANIA

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania é um desmembramento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. O objetivo da nova pasta é ampliar a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também vai coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento às violações de direitos.

A pasta vai administrar a rede dos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade (Censes) para jovens em conflito com a lei; a proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor; a prevenção, repressão e fiscalização do uso de entorpecentes; entre outros.

O novo secretário é natural de União da Vitória, no Sul do Estado, onde foi eleito para exercer o cargo de prefeito, em 2016. Em 2014 foi candidato a deputado estadual e em 2022 ficou com a segunda suplência de uma das cadeiras da Câmara dos Deputados pelo partido União Brasil. Santin Roveda é empresário, filho do ex-deputado federal Airton Roveda, é casado e pai de um filho.

Compartilhe