Geral
Apenas organizações policias deveriam ter clubes de tiro, diz Lula

Apenas organizações policias deveriam ter clubes de tiro, diz Lula

Lula pediu para Flávio Dino “quase todos” os clubes de tiro do país e afirmou que o Brasil vai melhorar quando “entrar na era do livro, na era da cultura”, não das armas.

Redação - terça-feira, 25 de julho de 2023 - 11:48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que apenas organizações policiais deveriam ter locais para a prática de tiros. Lula pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para fechar “quase todos” os clubes de tiro do país.

A afirmação foi feita durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelas redes sociais de Lula.

O presidente afirmou, ainda, que a política de liberar a compra de armas do governo anterior era para “agradar o crime organizado” e “gente que tem dinheiro”.

Na visão de Lula, a população precisa viver de forma civilizada, participar de construções positivas e que o Brasil vai melhorar quando “entrar na era do livro, na era da cultura”, não das armas.

“Tem uma meia dúzia de pessoas que querem [abrir clubes de tiro], não vamos abrir. Eu, sinceramente, não acho que o empresário que tem um lugar de praticar tiro é um empresário. E já disse para o Flávio Dino, nós temos que fechar quase todos, só deixar aberto aqueles que são da polícia militar e do Exército ou da polícia civil. É organização policial que tem que ter lugar para atirar, para treinar tiro, não é a sociedade brasileira, nós não estamos preparando uma revolução”, disse Lula.

Governo Federal promove revogaço de armas

O Governo Federal tem lançado iniciativas para desmontar a política de armamento vigente nos últimos anos no país. Na semana passada, foi lançado o Programa de Ação na Segurança (PAS), que visa o fortalecimento da segurança pública do país. Entre os atos assinados, está um decreto com medidas visando o controle responsável das armas.

“Tinha uma confusão, pode utilizar arma, pode liberar CACs [caçadores, atiradores e colecionadores]. Eu acho que nós temos que ter claro o seguinte: por que o cidadão quer uma pistola 9 mm? Por que ele quer? O que ele vai fazer com essa arma? Fazer coleção? Vai brincar de dar tiro? Porque no fundo, no fundo, esse decreto de liberação de arma que o presidente anterior fez era para agradar o crime organizado, porque quem consegue comprar é o crime organizado e gente que tem dinheiro”, disse Lula.

“Pobre trabalhador não está conseguindo comprar comida, não está conseguindo comprar o material escolar do seu filho, não está conseguindo colocar um brinquedo que o moleque precisa no Natal. Então como é que as pessoas que trabalham vão comprar fuzil?”, argumentou o presidente.

A principal mudança para o controle de armamentos foi a redução de armas e munições acessíveis a civis, incluindo CACs registrados

A medida também restabelece a distinção entre as armas de uso dos órgãos de segurança e as armas acessíveis a cidadãos comuns. Não é mais permitido que caçadores, atiradores e colecionadores transitem com armas municiadas.

Houve, ainda, redução da validade dos registros de armas de fogo e está prevista a migração progressiva da competência de fiscalização das atividades que envolvem armamento, do Exército para a Polícia Federal.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe