Geral
Alep cria frente parlamentar para discutir novo tratado de Itaipu

Alep cria frente parlamentar para discutir novo tratado de Itaipu

Os deputados integrantes da nova Frente Parlamentar para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu devem acompanhar os reflexos para o Paraná

Angelo Sfair - quarta-feira, 22 de março de 2023 - 19:50

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) formalizou a criação da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu. O ato está registrado no Diário Oficial desta quinta-feira (20).

A resolução informa que o grupo de trabalho foi proposto pelo deputado Marcel Micheletto (PR), atual líder do governo Ratinho Junior (PSD) no Legislativo.

O tratado vigente, assinado em abril de 1973, previa a rediscussão dos termos após a quitação da dívida de construção da usina, o que ocorreu no dia 28 de fevereiro. O vencimento desta etapa abre caminho para a renegociação do Anexo C do acordo, que estabelece as bases financeiras da tarifa de energia elétrica.

“A revisão do Anexo C fortalecerá o laço de parceria entre brasileiros e paraguaios, com olhar cada vez mais claro para a melhor destinação dos recursos para a população”, defendeu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Dívida histórica foi quitada em 28 de fevereiro (Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional)

Os deputados integrantes da nova Frente Parlamentar para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu têm como objetivo “acompanhar as discussões de políticas públicas voltadas ao Paraná, o impacto financeiro para os municípios do extremo oeste e, ainda, os reflexos das tarifas para a população paranaense”.

FRENTE PARLAMENTAR: NOVO TRATADO DE ITAIPU

Criada oficialmente nesta quinta-feira (21), a a Frente Parlamentar para Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu será composta pelos seguintes deputados:

  • Marcel Micheletto (PR) – coordenador
  • Batatinha (MDB)
  • Tiago Amaral (PSD)
  • Gugu Bueno (PSD)
  • Ademar Traiano (PSD)
  • Maria Victoria (PP)
  • Hussein Bakri (PSD)
  • Luiz Fernando Guerra (União)
  • Matheus Vermelho (PP)
  • Márcio Pacheco (Republicanos)

LULA PROMETEU ACORDO BENÉFICO PARA BRASIL E PARAGUAI

Durante visita ao Paraná, no último dia 16 de março, para acompanhar a posse do novo diretor-geral de Itaipu Binacional, Enio Verri (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o novo tratado da usina deve levar em consideração a responsabilidade do Brasil como o maior país da América do Sul.

Para o petista, a Usina de Itaipu – líder mundial na produção de energia elétrica limpa e renovável – também deve servir como um instrumento de desenvolvimento econômico e social tanto para o Brasil quanto para o Paraguai.

“O Enio Verri assume a presidência da Itaipu Binacional do lado brasileiro com a responsabilidade de que não está apenas exercendo apenas o papel de dirigir a Itaipu para colher os resultados só para Itaipu. Ele assume a responsabilidade que é um representante do Brasil e precisa ajudar que o governo tente resolver os problemas do povo brasileiro”, disse Lula, no dia 16 de março.

Os termos vigentes determinam que Brasil e Paraguai dividam igualmente a produção de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Compartilhe