Agronegócio
Verão no Paraná tem prognóstico favorável para milho, soja e café

Verão no Paraná tem prognóstico favorável para milho, soja e café

Em contrapartida, as hortaliças demandam cuidado intensivo, pois podem ser afetadas por altas temperaturas e chuvas intensas de curta duração

Redação - domingo, 25 de dezembro de 2022 - 13:00

O prognóstico para o verão no campo no Paraná é favorável para as plantações de soja, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, café e frutíferas. Em contrapartida, as hortaliças demandam cuidado intensivo, pois podem ser afetadas por altas temperaturas e chuvas intensas de curta duração. As condições meteorológicas previstas também favorecem as pastagens.

“Se as previsões se confirmarem, as culturas agrícolas terão bom desempenho e ótima produtividade, pois estão em pleno desenvolvimento devido às chuvas ocorridas na primavera”, afirma a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR Paraná), Heverly Morais.

“Para reduzir as perdas por erosão causadas por eventuais períodos de chuvas intensas, é muito importante fazer o manejo adequado do solo com práticas conservacionistas, como cultivo em faixas, sistema de plantio direto, uso de terraços e proteção de rios e nascentes”, recomenda a pesquisadora. 

Também devem ser evitadas condutas que provocam compactação do solo. Tais medidas melhoram os atributos físicos da terra, aumentando a infiltração e o armazenamento da água em profundidade.

VERÃO NO PARANÁ COM CALOR E CHUVAS INTENSAS

O verão, que começou na última quarta-feira (21), tem previsão para é de muito calor, mas chuvas intensas para o período

O cenário climático global indica que o fenômeno La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força ao longo da estação. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual.

As temperaturas mais altas devem ocorrer com mais frequência nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as temperaturas podem ultrapassar 31ºC no Oeste em janeiro e 30ºC no Norte em março. As mínimas estão previstas para o Sul (região de Guarapuava e União da Vitória), mas beiram em 16ºC em março.

*Com informações da AEN

Compartilhe