Agronegócio
UFPR sedia Jornada da Agroecologia, em Curitiba
Foto: Leandro Taques

UFPR sedia Jornada da Agroecologia, em Curitiba

Mais de 30 mil pessoas devem participar do evento, que acontece no campus Rebouças da instituição até o próximo domingo (26).

Rafael Nascimento - quarta-feira, 22 de novembro de 2023 - 10:00

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) sedia, a partir desta quarta-feira (22) a 20ª edição da Jornada de Agroecologia. Mais de 30 mil pessoas devem participar do evento, que acontece no campus Rebouças da instituição até o próximo domingo (26).

A Jornada da Agroecologia é realizada de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares e instituições de ensino. O objetivo central é fomentar a agroecologia e mostrar ao grande público urbano os frutos e a viabilidade deste modo de produção de alimentos, baseado no equilíbrio ambiental e na qualidade de vida para quem produz e quem consome.

O evento tem como marca registrada uma grande Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular, que traz a diversidade da produção de alimentos agroecológicos, artesanatos indígenas e produtos da economia solidária.

Os visitantes poderão adquirir alimentos in natura e processados, plantas ornamentais, sementes crioulas, panificados, livros, camisetas, acessórios e artigos de brechó, além de artesanatos dos mais diversos tipos.

Todos os itens comercializados são produzidos por trabalhadores das cooperativas da reforma agrária e da agricultura familiar, grupos de diferentes etnias indígenas do Paraná, padarias e cozinhas comunitárias e associações e coletivos de economia solidária e agroecologia. 

Jornada da Agroecologia na UFPR: veja a programação

Essa será a quarta vez que a UFPR sedia a Jornada da Agroecologia. A programação do evento conta com shows musicais e apresentações culturais nacionais e regionais, seminários, conferências e oficinas.  

Três grandes artistas nacionais se apresetam na UFPR: Leci Brandão, dia 23, às 17h; Bia Ferreira, dia 24, às 17h; Chico César, dia 25, às 19h. Em comum, os três cantores e compositores trazem o apoio à agroecologia, à reforma agrária e às causas sociais e populares.  

Grandes conferências vão trazer o debate sobre temas centrais para o fortalecimento da agroecologia. No dia 23, das 9h às 11h, serão apresentados estudos, denúncias e experiências de ações contra o uso de agrotóxicos.

A conferência terá participação virtual da pesquisadora e professora Larissa Bombardi, autora da pesquisa “Geografia das assimetrias, colonialismo molecular e círculo de envenenamento”; da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos, coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos; e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Uma caminhada pelo centro de Curitiba também integra a programação de amanhã, a partir das 14h. A “Marcha da Agroecologia: Por Terra, Teto, Trabalho, Alimento Saudável e Soberania Popular”, pretende reunir cerca de três mil pessoas, e integra a articulação nacional Despejo Zero.

Estão previstos mais de 10 seminários, para o intercâmbio de camponeses, povos originários e tradicionais, pesquisadores e estudantes. Entre os temas abordados estão a Proteção de Mananciais, Mapeamento da produção orgânica por bacias hidrográficas do Estado do Paraná, 25 anos da Educação do Campo e PRONERA: reconhecimentos, desafios e acumulados, Juventude e Agroecologia.

Veja também: Representantes da indústria da mobilidade se reúnem no Summit CWBUS

Compartilhe