Agronegócio
Semana do Pescado: consumo é incentivado em todo o Brasil

Semana do Pescado: consumo é incentivado em todo o Brasil

A ação foi lançada em Foz do Iguaçu, durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC). Em 2021, a procura pela proteína aumentou 30%.

Redação - quarta-feira, 7 de setembro de 2022 - 09:00

A Semana do Pescado acontece desde o início do mês e irá até o dia 15 de setembro. Organizado pela iniciativa privada e com apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento), o período é marcado pelo incentivo ao consumo de peixes em todo o Brasil.

Por isso, são abertos espaços gastronômicos em supermercados, restaurantes e feiras livres. No ano passado, a procura por produtos oriundos da aquicultura aumentou 30%.

A ação foi lançada em Foz do Iguaçu, durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC).

Além disso, a Semana do Pescado quer aproximar os principais envolvidos na cadeia produtiva: colônias de pesca, pescadores, mercado distribuidor, bares, restaurantes e associação de hotéis.

CONSUMO DE PESCADOS NO BRASIL

O Brasil consome aproximadamente 9 quilogramas de pescados por habitante ao ano. O país é considerado um grande produtor de todos os peixes, além de crustáceos, moluscos, anfíbios, répteis e equinodermos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo dessa proteína deve ser de, no mínimo, 250 gramas semanais, divididas em duas refeições. O pescado pode ser obtido através da atividade agropecuária, conhecida como aquicultura. 

Essa atividade, praticada de forma adequada e sustentável, pode auxiliar na execução de Metas Mundiais da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à má nutrição até 2030, e ainda, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no combate à fome, garantia da segurança alimentar e melhoria da nutrição da população.

Compartilhe