Negócios
Portos de Paranaguá e Santos miram expansão conjunta
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Portos de Paranaguá e Santos miram expansão conjunta

Uma carta de intenções foi firmada entre representantes dos dois maiores portos do país.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 12 de abril de 2024 - 11:03

Os Portos de Paranaguá, no Litoral do Paraná, e o de Santos, em São Paulo, miram uma expansão conjunta por meio de acordos de cooperação técnica. Uma carta de intenções foi firmada entre representantes dos dois maiores portos do país nesta quinta-feira (11), em Paranaguá.

O documento visa aprimorar processos de gestão e soluções para a classificação do pátio de triagem, além da modelagem jurídica de leilões, e foi assinado durante uma visita técnica ao pátio de triagem do principal terminal portuário do Estado. Participaram o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila.

“É uma carta de intenção entre os dois portos para que possamos trabalhar para aprimorar a nossa gestão, dando a garantia ao exportador de um porto seguro. Queremos melhorar as práticas de classificação do pátio de triagem para encontrar as melhores soluções para esse mercado”, explica Luiz Fernando Garcia.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, a excelência em gestão dos portos paranaenses motivou a visita da comitiva santista.

“Os números falam por si, além das premiações e o reconhecimento da excelência da gestão atual da Portos do Paraná. O Porto de Santos movimenta 174 milhões de toneladas, 30% da corrente comercial passa por ali, e a nossa ideia é copiarmos a boa gestão de Paranaguá no Porto de Santos”, afirma Anderson Pomini.

O Paraná segue lidera o volume de exportações entre os Estados da região Sul do país. Foram movimentados US$ 5,42 bilhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 5,2 milhões), de acordo com dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social).

Compartilhe