Comércio
G7: entidade do setor produtivo paranaense anuncia novo coordenador
Divulgação

G7: entidade do setor produtivo paranaense anuncia novo coordenador

O novo presidente assumirá a liderança do grupo pelos próximos dois anos

Brenda Iung - sexta-feira, 12 de abril de 2024 - 15:38

O G7 — grupo composto pelas sete entidades representativas do setor paranaense — anuncia um novo coordenador. O presidente do Sistema FETRANSPAR, Sérgio Malucelli, assume a organização do coletivo pelos próximos dois anos. Até o início deste ano, o cargo era ocupado por Fernando Moraes, presidente da Faciap.

Temos uma ótima relação entre as entidades participantes e é desta força que pretendo seguir com os projetos e com as iniciativas que o G7 vem desenvolvendo ao longo dos anos e contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo estadual”, destacou Malucelli durante o primeiro encontro do grupo sob a sua gestão, realizado nesta terça (9).

Durante a reunião — que contou com a presença de nomes relevantes para o Paraná, como o vice-governador Darci Piana; o presidente da ACP, Gilberto Deggerone e o presidente do Sistema OCEPAR, Nelson Costa — os convidados debateram os desafios do setor produtivo no estado. Entre os temas, a busca de soluções para o fortalecimento da infrestrutura de transportes multimodais, em especial, a portuária. Para o G7, a infraestrutura atual não acompanha a crescente evolução da economia paranaense.

“É preciso pensar em alternativas de ampliação da capacidade portuária, de via alternativa a BR 277 rumo ao litoral e ficar atentos as novas concessões ferroviárias, que serão renovadas nos próximos anos, as quais precisam atender a demanda das próximas décadas de nosso estado”, reforça o novo coodenador.

Além dessa demanda, o agronegócio paranaense foi mencionado. O G7 acredita na importância de fiscalizar, junto ao Governo Federal e ao Mercosul, a legalidade do leite produzido e vendido no país. Isso porque, de acordo com o grupo, foram identificadas a venda do produto fora dos padrões acordados com o tratado internacional. A colocação do tema em pauta é essencial, uma vez que setor colaborou para o crescimento de cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nos três primeiros trimestres de 2023, conforme anunciado pelo Governo do Paraná em fevereiro deste ano.

Outro tema em pauta foi a substituição tributária. O Governo Estadual promete a retirada de 7,5 mil itens do Sistema de Substituição Tributária, entre eles, artigos de papelaria, materiais de limpeza e produtos farmacêuticos. A mudança permitirá que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deixe de ser pago pelo produto estocado e passe a ser cobrado apenas a partir da venda efetiva. O Governo do Paraná tem até 15 de maio para se manifestar sobre o tema, que deve impulsionar e estimular o setor de comércio no estado.

O que é G7 no Paraná?

O G7 é um grupo composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), e Associação Comercial do Paraná (ACP).

*Com assessoria.

Compartilhe