Agronegócio
Plantio de cevada avança no Paraná
Jaelson Lucas/AEN

Plantio de cevada avança no Paraná

Produtividade deve aumentar 278 mil toneladas na atual safra

Mirian Villa - quinta-feira, 6 de junho de 2024 - 12:57

O plantio das culturas de inverno – cevada e trigo – no Paraná teve avanço significativo nesta semana. A estimativa é de que o Estado plante 75,2 mil hectares de cevada.

Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 31 de maio a 6 de junho, aponta que o plantio da cevada teve avanço e chegou a 27% da área. É o maior percentual registrado para este período.

Historicamente a região de Guarapuava detinha a maior área de cevada no Estado, mas alguns produtores reduziram o espaço na safra atual. De outro lado, agricultores da regional de Ponta Grossa optaram por entrar na atividade.

A produtividade, porém, vai aumentar de 278 mil toneladas para 334,6 mil, ou seja, 20% a mais. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Paraná está entre os maiores produtores de cevada do País, com 328,8 mil toneladas.

Plantio de trigo no Paraná

O trigo já foi semeado em 73% da área projetada de 1,12 milhão de hectares. A extensão ainda pode ter acréscimo, visto que os preços melhoraram e podem levar produtores a reverem suas intenções de plantio.

Na quarta-feira (5) a saca era comercializada a R$ 75,00, valor acima do índice trimestral de custo variável, que fechou maio em R$ 67,41.

A expectativa de colheita é de 3,8 milhões de toneladas, segundo a Previsão Subjetiva de Safra divulgada no final de maio. Isso representa 4% a mais que as 3,6 milhões de toneladas da safra 2022/23, ainda que naquele período a área tenha sido 21% superior, chegando a 1,42 milhão de hectares.

Compartilhe