Negócios
Paraná registra crescimento de 12% no número de startups
Foto: Pixabay

Paraná registra crescimento de 12% no número de startups

Com novos empreendedores, o Estado se consolida como um polo de inovação e tecnologia.

Rafael Nascimento - terça-feira, 12 de março de 2024 - 08:24

O Paraná registrou um crescimento de 12% no número de startups em 2023. Com o incremento de novos atores do ecossistema de inovação e empreendedores, o Estado conta atualmente com 1.758 startups. Os dados são do Sebrae/PR e foram divulgados nesta segunda-feira (11).

O mapeamento das startups paranaenses apontou 202 novos negócios criados no ano passado, 12% a mais em relação ao estudo anterior da instituição, especializada em apoiar empreendedores a alcançarem todo o seu potencial.

Entre as novas startups que surgiram no mercado em 2023, destaque para as chamadas AgTechs, do segmento de agronegócio. Os dados comprovam, ainda, que o Paraná é um polo de inovação e gerador de tecnologia.

“O estudo mostra o potencial que o Paraná tem na geração de negócios inovadores em nível nacional. Permite ainda enxergar a evolução da maturidade dos negócios, avaliar o cenário e as tendências, bem como oferecer ao empreendedor informações que permitam planejar ações que possam potencializar o seu negócio”, aponta Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR.

Além das AgTechs, o mercado de startups paranaense também conta com HealthTech & Wellness, voltadas à saúde e bem-estar, Customer Service, que fornecem soluções para outras empresas, IT & Comm, com soluções de internet e comunicação, EduTech, que atuam no setor de educação, além ainda de startups de inovação em construção civil (AD Tech & Market), varejo (RetailTech), soluções financeiras (Fintech & InsurTech) e alimentação (FoodTech), entre outras.

Mapeamento das startups no Paraná

A pesquisa do Sebrae/PR considerou desde startups em fase inicial até as que já acumulam grande faturamento, dentro do limite do Marco Legal das Startups. O mapeamento indica que 73% das startups paranaenses são microempresas.

Curitiba concentra o maior número de startups no Estado, com 430. A região Norte vem na sequência, com 179 startups, seguida pelo Oeste (178).

Foto: Divulgação/Sebrae/PR

Em outro recorte, a pesquisa do Sebrae/PR traz informações sobre a faixa etária das startups: 39,48% das startups têm entre três e cinco anos e 28,48% possuem de seis a nove anos. Já as startups com mais de nove anos representam 4,33% do total.

O Sebrae/PR aponta que essa pequena porcentagem sugere que atingir essa longevidade no mercado é uma conquista notável, possivelmente reservada àquelas que alcançam um sucesso excepcional ou que conseguem se adaptar às mudanças de mercado.

Compartilhe