Economia
Imposto de Renda: Receita antecipa download do programa para declaração; veja como baixar
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Imposto de Renda: Receita antecipa download do programa para declaração; veja como baixar

Usuários com conta gov.br níveis ouro e prata já podem fazer a declaração pré-preenchida.

Rafael Nascimento - terça-feira, 12 de março de 2024 - 07:31

A Receita Federal antecipou o download do programa que gera e transmite a declaração do Imposto de Renda 2024. Os contribuintes podem baixar a ferramenta a partir desta terça-feira (12).

Inicialmente, o download do programa do IRPF estaria disponível apenas a partir de sexta-feira (15), quando se inicia o prazo de entrega das declarações.

De acordo com o Fisco, além da possibilidade de baixar o programa a partir de hoje, usuários com conta gov.br níveis ouro e prata já podem fazer a declaração pré-preenchida. A transmissão, entretanto, segue mantida para sexta-feira.

Mais de 2,8 milhões de declarações do Imposto de Renda devem ser entregues no Paraná em 2024. O número supera em 4,4% o número de declarações do IRPF recebidas no Estado no ano passado, de acordo com a Receita Federal.

Em todo o país, a Receita estima receber cerca de 43 milhões de declarações.

Imposto de Renda: veja como baixar o programa do IRPF

A Receita Federal explicou que a antecipação do acesso ao programa do Imposto de Renda, que pode ser baixado a partir desta terça-feira (12), possibilita aos contribuintes verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que por ventura sejam necessárias.

A declaração do imposto sobre a renda das pessoas físicas também pode ser preenchida de forma online, por meio do e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.

Apesar disso, a Receita disponibiliza aos contribuintes o download do Programa Gerador de Declaração. O programa roda tanto em computadores que utilizam o sistema Windows quanto máquinas com Linux e MacOS.

Contribuintes com conta gov.br, nível prata ou ouro podem utilizar a declaração pré-preenchida, que conta vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicos, imobiliárias entre outros.

Também é possível iniciar o preenchimento com base na sua própria declaração do ano anterior. Informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas, mas precisarão ser atualizadas pelo programa. Outra possibilidade é fazer a declaração do IRPF do “zero”, por meio do menu “Importar” do programa do Imposto de Renda.

Compartilhe