Agronegócio
Paraná deve intensificar colheita do trigo em setembro

Paraná deve intensificar colheita do trigo em setembro

Estão previstas 4,5 milhões de toneladas, o que representa um recorde histórico. A safra têm potencial para manter em alta os números de exportação

Redação - quinta-feira, 20 de julho de 2023 - 12:47

A colheita da safra paranaense de trigo de 2023 deve se intensificar a partir de setembro, segundo os dados do Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 14 a 20 de julho. O documento é feito pelos técnicos do Deral (Departamento de Economia Rural), da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná)

Estão previstas 4,5 milhões de toneladas, ou seja, recorde histórico. A safra têm potencial para manter em alta os números de exportação e contribuir para a redução dos volumes importados.

A produção recorde de trigo no Brasil na última safra levou a uma redução de 35% na importação do cereal no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2022.

No Paraná, o volume entre exportação e importação foi quase o mesmo, com venda externa de 3 mil toneladas a mais que as compras internacionais. 

O Paraná, que colheu 3,5 milhões de toneladas em 2022, continua atendendo prioritariamente o mercado interno. No primeiro semestre deste ano, enquanto as exportações somaram 178 mil toneladas, as importações foram de 175 mil toneladas, com vistas a atender necessidades específicas dos moinhos.

OUTROS DESTAQUES DO BOLETIM

  • O milho apresentou valorização de 9% no preço do mercado internacional 
  • Com 80,5 mil toneladas, o Paraná foi o terceiro maior exportador do Brasil de carne suína no primeiro semestre de 2023 – Santa Catarina foi o maior exportador com 320 mil toneladas
  • Confira a íntegra do boletim

*** Com informações da AEN.

Compartilhe