Agronegócio
Paraná completa dois anos de área livre de febre aftosa sem vacinação

Paraná completa dois anos de área livre de febre aftosa sem vacinação

A chancela de sanidade agropecuária garante ao Estado a expansão de seu mercado de proteínas animais, com dois milhões de toneladas de carnes exportadas em 2022.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 26 de maio de 2023 - 11:31

O Paraná completa dois anos da certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação neste sábado (27). O reconhecimento internacional foi assinado em 2021 em Paris, pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A chancela de sanidade agropecuária garante ao Estado expandir seu mercado de proteínas animais.

Nesse período, o Paraná alcançou a marca de dois milhões de toneladas de carnes exportadas pela primeira vez na história, no ano passado. O volume de vendas paranaense do produto ao mercado internacional alcançou US$ 4,2 bilhões em 2022.

De acordo com o Governo do Estado, o investimento privado na área alcançou R$ 9 bilhões, possibilitando o crescimento da produção e comercialização de peixes, aves, bois, suínos, perus, ovos, leite e derivados, entre outros.

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Paraná, que já não vacina o rebanho desde 2019, mostra ao mundo uma estrutura produtiva mais desenvolvida e sadia, com um serviço de inspeção sanitária de qualidade.

“Todo esse esforço se refletiu em novos negócios e na geração de empregos, que foi o motivo para lutarmos por essa chancela. O aumento na produção, com a expansão de novas plantas e abertura de mais turnos, significa mais gente trabalhando, o que tem sido decisivo para o desenvolvimento dos municípios”, aponta Ortigara.

Compartilhe