Negócios
Nova maltaria reforça produção cervejeira no Paraná
Foto: Jonas Oliveira/SEIC

Nova maltaria reforça produção cervejeira no Paraná

Com a nova operação, quatro em cada 10 cervejas feitas no Brasil terão malte produzido no Paraná na composição.

Rafael Nascimento - sábado, 8 de junho de 2024 - 13:05

O Paraná ganhou uma nova maltaria nesta semana. O empreendimento em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Estado, é fruto de uma parceria das cooperativas Agrária, Frísia, Castrolanda, Capal, Bom Jesus e Coopagrícola e terá capacidade para produzir 280 mil toneladas de malte por ano.

Com a inauguração da Maltaria Campos Gerais, na última quinta-feira (6), quatro em cada 10 cervejas feitas no Brasil terão malte produzido no Paraná na composição. O investimento total no empreendimento conjunto chega a R$ 1,6 bilhão e deve gerar cerca de 130 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos.

Pela robustez, a nova operação reforça a produção do setor cervejeiro no Estado.

“Este é mais um empreendimento que consolida o Paraná como o supermercado do mundo. Mais do que a produção no campo, que já somos destaque, estamos conseguindo cada vez mais industrializar nossos alimentos e colocá-los no mercado. Esta maltaria vai suprir 15% da demanda do Brasil, gerando empregos não apenas na indústria, como também no campo”, destaca o governador Ratinho Junior, que participou da inauguração.

Com a nova fábrica, há tendência de diminuição de custos da bebida para o consumidor brasileiro, de acordo com o Governo do Estado, além de ampliação na produção de cevada no Paraná, que já é o maior produtor nacional do grão.

A região dos Campos Gerais já conta com plantas de duas gigantes do ramo cervejeiro, da Ambev e Heineken, também instaladas na cidade de Ponta Grossa e que recentemente ampliaram suas operações.

Além disso, a Agrária também está construindo uma nova maltaria em Guarapuava, na região Central, para a produção de maltes especiais, num investimento de R$ 500 milhões junto com a empresa alemã Ireks.

Compartilhe