Construção Civil
Construção Civil avança e contratações devem aumentar 12% em 2024
Divulgação/Construtora Equilíbrio

Construção Civil avança e contratações devem aumentar 12% em 2024

Em Curitiba, uma construtora já ampliou os quadros em 20%

Angelo Sfair - domingo, 4 de fevereiro de 2024 - 11:00

O setor da Construção Civil deve ampliar o quadro de funcionários em mais de 12% ao longo do ano. Cerca de quatrocentas mil contratações devem ser feitas até dezembro.

Atualmente, 2,66 milhões brasileiros estão empregados formalmente no setor. O número de postos de trabalho deve alcançar a casa dos 3 milhões até o fim de 2024.

Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

A Construtora Equilíbrio, sediada em Curitiba, ampliou o quadro de colaboradores em 22% durante o mês de janeiro. Em 50 anos de história, são os melhores números da empresa para um início de ano.

Responsável pelo setor de recrutamento e seleção, Raquel Zampier relata que a construtora ainda procura por novos profissionais.

“Esse ano em especial nós estamos com mais três novos empreendimentos para lançar. Então realmente nós precisamos aumentar a mão de obra. E é o que nós temos feito”, conta.

Formada em Recursos Humanos e atuando na gestão de talentos da Construtora Equilíbrio, Zampier observa uma mudança no perfil dos trabalhadores da área.

A ampliação do mercado permite, em alguns casos, que os profissionais escolham empresas que oferecem mais oportunidades.

“O profissional de hoje está preocupado com o propósito. Ele não quer só o salário, ele quer um clima organizacional bacana e oportunidade de crescimento”, relata.

CONSTRUÇÃO CIVIL EM ALTA

O setor da Construção Civil segue a tendência de alta na esteira da recuperação econômica pós-pandemia.

A consultoria Elos Ayta aponta que o valor das empresas do segmento, como construtoras e incorporadoras, cresceu 64,6% em 2023.

O índice é três vezes maior do que a média das outras empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, que cresceram 22,3% no mesmo período.

Compartilhe