Agronegócio
China suspende embargo à carne bovina brasileira, diz Mapa

China suspende embargo à carne bovina brasileira, diz Mapa

O país asiático é o maior comprador de carne bovina no Brasil; a suspensão foi anunciada após reunião do ministro Carlos Fávaro em Pequim.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 23 de março de 2023 - 10:34

A China suspendeu nesta quinta-feira (23) o embargo à carne bovina brasileira. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado do mal da “vaca louca”, identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

A suspensão do embargo foi anunciada após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua. O encontro ocorreu em Pequim.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse o ministro, ao final do encontro.

O país asiático é o maior comprador de carne bovina no Brasil. Por conta disso, o Mapa vinha atuando desde a descoberta do caso para a liberação da importação pelo parceiro comercial.

A suspensão seguia o protocolo sanitário entre os dois países.

Brasil segue sem casos transmissíveis

Esta foi a segunda vez em um ano e meio que as exportações brasileiras de carne bovina à China foram suspensas. De setembro a dezembro de 2021, o país asiático, maior comprador de carne do Brasil, suspendeu as compras após dois casos atípicos, em Minas Gerais e em Mato Grosso.

Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados. Causado por um príon, molécula de proteína sem código genético, o mal da vaca louca é uma doença degenerativa também chamada de encefalite espongiforme bovina. As proteínas modificadas consomem o cérebro do animal, tornando-o comparável a uma esponja.

Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras. 

No fim dos anos 1990, houve um surto de casos de mal da vaca louca em humanos na Grã-Bretanha, que provocou a suspensão do consumo de carne bovina no país por vários meses. Na ocasião, a doença foi transmitida aos seres humanos por meio de bois alimentados com ração animal contaminada.

Compartilhe