Construção Civil
Curitiba vai ganhar complexo residencial focado no público 60+
Divulgação

Curitiba vai ganhar complexo residencial focado no público 60+

São mais de 100 apartamentos voltados à acessibilidade

Mirian Villa - quarta-feira, 29 de maio de 2024 - 10:07

No próximo ano, Curitiba vai ganhar um complexo multiuso focado no público com mais de 60 anos. O edifício está em construção e reúne o melhor das tendências do mercado imobiliário nacional: conecta serviços de saúde com imóveis comerciais e residenciais.

O BIOOS, empreendimento da Incorporadora e Construtora Laguna e com projeto arquitetônico da Ricardo Amaral Arquitetos Associados, conta com duas torres, uma residencial e outra comercial, que, em conjunto, operam como um  verdadeiro ecossistema – para viver, trabalhar e empreender – e que tem como prioridade a garantia e do bem-estar para seus ocupantes.

Empreendimentos como este têm sido lançados com  grande êxito de vendas em diversas capitais brasileiras, pois combinam unidades para moradia, consultórios médicos e hospitais ou clínicas. Atendendo às necessidades do público 60+, que cresce ano após ano no Brasil.

Dados do Censo 2022 apontam que pessoas com 65 anos ou mais representam 10,9% da população brasileira (22.169.101 habitantes). Em Curitiba, essa parcela é ainda maior: 1/4 das pessoas que vivem na cidade têm mais de 60 anos.

Fabiano Gonçalves, diretor técnico e arquiteto sênior do escritório Ricardo Amaral, explica a proposta do BIOOS para os seniores living. “O principal objetivo deste imóvel-arte é corresponder à tendência global que discute o destino das cidades e o envelhecimento da população. Por isso, as duas torres se retroalimentam, oferecendo conforto, segurança e serviços para os condôminos, que não precisam de grandes deslocamentos para ter à disposição estabelecimentos essenciais”, pontua.

BIOOS Home – complexo residencial para idosos

A  torre residencial BIOOS Home, com 108 unidades com metragens entre 42m2 a 83m2, foi cuidadosamente projetada para atender às necessidades do envelhecimento natural. Por isso, conta com importantes modificações, tais como tomadas inteligentes para fogão elétrico com desligamento automático, portas e corredores mais largos, fechaduras eletrônicas, sensores de fumaça, barras de apoio e banco articulado na suíte.

“Os apartamentos foram pensados para garantir acessibilidade, comodidade e autonomia para os moradores. É por isso que todas as unidades têm pisos antiderrapantes, botões de S.O.S, interfone com sistema de vídeo, pisos nivelados, tomadas mais altas e interruptores mais baixos, entre outros detalhes, fundamentais para a segurança e comodidade desse público”, ressalta o arquiteto.

Já a torre comercial foi planejada para atender às exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Sendo assim, ela proporcionará os diferenciais e a estrutura necessários para que profissionais de diversas especialidades atuem com conforto, sofisticação e alto padrão.

“O BIOOS Health será destinado principalmente ao universo da saúde, contando com consultório médicos, além de duas lajes preparadas para receber um centro de diagnóstico por imagem e um hospital-dia, com estrutura para a realização de procedimentos de baixa complexidade. A torre também terá escritórios aptos a receber qualquer outra modalidade de serviço”, conclui Fabiano Gonçalves.

A edificação está localizado no bairro Alto da Glória, em Curitiba. A previsão é de que a construção do BIOOS seja concluída em 2025.

Compartilhe