Agronegócio
Atualização cadastral de rebanhos começa nesta segunda (1º)

Atualização cadastral de rebanhos começa nesta segunda (1º)

Prestar as informações é uma ação obrigatória. O não cumprimento da regra impede a obtenção da Guia de Trânsito Animal, impedindo a venda e o abate

Redação - segunda-feira, 1 de maio de 2023 - 10:00

Começa nesta segunda-feira (1º) a campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2023. A ação segue até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Os produtores rurais que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA). Segundo a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), sem o documento, não é permitida a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site ou pelo aplicativo Paraná Agro. Também podem fazer presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município (prefeituras).

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio deste link.

Segundo dados da Gerência de Saúde Animal, existem 158 mil propriedades no Paraná e 192 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies somam, aproximadamente, 8,6 milhões de bovinos, 6,3 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.

*Com informações da Adapar

Compartilhe