Agronegócio
Atividade leiteira no Paraná passa por diagnóstico

Atividade leiteira no Paraná passa por diagnóstico

Os dados vão fornecer um retrato fiel da pecuária leiteira, bem como ajudar o instituto a aprimorar o serviço de assistência técnica e pesquisa

AEN - segunda-feira, 7 de agosto de 2023 - 11:14

Um grupo de extensionistas do IDR-Paraná quer realizar um diagnóstico da cadeia produtiva da atividade leiteira no Estado. Foram selecionados 1.517 empreendimentos rurais, cujos proprietários produzem e vendem leite, que deverão responder a um questionário sobre o sistema de produção e as demandas para melhorar o seu desempenho na atividade.

O diagnóstico atende uma solicitação da Aliança Láctea Sul Brasil, formada pelos três estados da região sul. “De acordo com o Censo Agropecuário 2017, o Paraná tem 87 mil propriedades leiteiras, mas não temos como visitar todas elas. O diagnóstico será feito por amostragem e os questionários serão distribuídos proporcionalmente, levando em conta o número de propriedades leiteiras e o volume de produção de leite de cada região”, explicou Hernani Alves da Silva, gerente de Cadeias Produtivas do IDR-Paraná.

Do total de questionários, a região Sudoeste concentra o maior número de propriedades que serão visitadas (27,5%), seguida do Oeste (19%), Centro (17%), Centro-Sul (13%), Noroeste (12,7%), Norte (9,4%) e Região Metropolitana de Curitiba-Litoral (0,26%).

Compartilhe