Agronegócio
90% dos incêndios florestais são causados por irresponsabilidade humana

90% dos incêndios florestais são causados por irresponsabilidade humana

O Paraná registrou 4.693 casos de incêndios florestais em 2022, segundo o Corpo de Bombeiros. Em 2021, número passou de 10 mil.

Ana Flavia Silva - segunda-feira, 29 de maio de 2023 - 15:00

A cada 10 incêndios florestais, nove são causados por alguma irresponsabilidade humana. O Paraná registrou 4.693 casos de incêndios florestais em 2022, segundo o Corpo de Bombeiros. O número é menos da metade das ocorrências de 2021, quando mais de 10 mil chamados deste tipo foram atendidos. A crise hídrica contribuiu para o boom de casos no período.

Neste ano, a Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais vai ser lançada na próxima quarta-feira (31), na sede do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). A iniciativa tem ações educativas e de campo. O slogan “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora” ressalta que a responsabilidade é de todos, já que o planeta Terra é um só.

A campanha começa neste período do ano por ser a época com mais ocorrências de incêndios. A vegetação fica mais seca e há baixa umidade do ar e estiagem, fatores que ajudam o fogo a se espalhar, principalmente nos dias após a ocorrência de geada.

ATEAR FOGO É CRIME

Causar incêndios, mesmo que sem querer, é considerado crime e o infrator pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora.

Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores, fumar próximo a plantações e soltar balões são algumas das ações que podem dar início aos incêndios.

Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho. Realizar este processo sem o treinamento adequado pode colocar a pessoa em perigo. A orientação é procurar um local seguro, avisar os vizinhos e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.
 

Compartilhe