qdenga, vacina, vacinação, dengue, aedes aegypti, rogério vidmantas-prefeitura de douradosRogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

Vacinação contra a dengue pode alcançar 75 mil pessoas no Paraná

Com doses escassas, grupos prioritários serão definidos pelo Ministério da Saúde e autoridades estaduais

Cerca de 75 mil pessoas podem receber a vacina contra a dengue no Paraná, segundo estimativas da Secretaria de Estado da Saúde.

A imunização deve começar assim que as doses forem distribuídas pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer em fevereiro.

O Paraná tem aproximadamente 2 milhões de pessoas dentro do público-alvo da vacinação, que é da faixa etária de 6 a 16 anos.

No entanto, devido à restrição das doses, grupos mais específicos serão definidos até o final de janeiro.

No dia 25 de janeiro, o governo federal deve se reunir novamente com representantes estaduais para estabelecer as prioridades.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, diz que a pasta segue recomendações da Organização Mundial da Saúde.

“Nós temos uma faixa etária recomendada pela OMS, que é de 6 a 16 anos. Vamos priorizar pessoas dessa idade e definir a ordem de vacinação dos grupos”, explicou.

“Vamos decidir qual o melhor grupo etário a se vacinar primeiro para termos os melhores resultados, tanto operacionais quanto epidemiológicos”, concluiu.

DENGUE NO PARANÁ

Nas últimas semanas, o Paraná tem observado um crescimento nos números da dengue.

Dados atualizados nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) incluíram quase 3 mil e 600 casos em sete dias.

Desde o início do ciclo epidemiológico, iniciado em agosto, o Paraná acumula 12.782 casos confirmados e uma morte causada pela dengue.

Em quatro meses, foram registradas mais de 58 mil notificações de casos suspeitos em 370 municípios distribuídos por todas as 22 regionais de saúde do estado.

O informe semanal divulgado nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também aborda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.