Geral
Golfinho ameaçado de extinção morre após resgate em Superagui
Divulgação/Evanise Nunes/LEC-UFPR

Golfinho ameaçado de extinção morre após resgate em Superagui

O Paraná é uma área de desenvolvimento e reprodução do golfinho da espécie toninha

Angelo Sfair - quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 - 16:30

Um filhote de golfinho morreu nesta terça-feira (5), no litoral do Paraná, após ser resgatado em estado crítico de saúde na Ilha de Superagui.

O animal era uma fêmea recém-nascida, com menos de 60 centímetros, da espécie toninha, o golfinho mais ameaçado do oceano Atlântico Sul.

Encontrado no Parque Nacional do Superagui, o golfinho foi resgatado com vida pela equipe técnica do LEC (Laboratório de Ecologia e Conservação).

Segundo a UFPR (Universidade Federal do Paraná), exames de necropsia vão permitir que sejam conhecidas as circunstâncias da morte.

As toninhas habitam o Atlântico Sul desde o centro da Argentina até o litoral do Espírito Santo. Os adultos chegam a medir 1,8 metro de comprimento.

Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, o Paraná é uma área de alimentação, desenvolvimento e reprodução da espécie.

Ao avistar animais marinhos debilitados na orla paranaense, a população pode acionar o LEC pelo telefone 0800 642 33 41.

O laboratório vinculado à Universidade Federal do Paraná também divulga ações ambientais na internet e nas redes sociais.

Compartilhe