Geral
Paraná confirma 132 casos de dengue por hora
Hully Paiva/SMCS

Paraná confirma 132 casos de dengue por hora

Informe semanal da SESA aponta para 22 mil novas ocorrências

Larissa Biscaia - terça-feira, 19 de março de 2024 - 13:54

A cada hora, o Paraná registra 132 novos casos de dengue. Esta foi a média da última semana, quando o estado confirmou 22.222 ocorrências, conforme o boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde. Todos os 399 municípios tiveram notificações.

O 28° Informe Epidemiológico aponta para onze novos óbitos, totalizando 60 neste ciclo. As vítimas tinham entre 14 e 89 anos de idade, sendo seis delas com comorbidades. 

“Alguns medicamentos de uso comum, como anti-inflamatórios e corticóides, quando administrados em pessoas com dengue, podem agravar o quadro clínico da doença e favorecer a evolução para a sua forma mais grave, a dengue hemorrágica. A automedicação também pode mascarar os sintomas da doença e atrasar a busca do paciente por cuidados médicos”, explica a farmacêutica  Amábili Pierácio, da Prati-Donaduzzi.

Diclofenaco e ibuprofeno, AAS e Aspirina devem ser evitados.

“Não se esqueça, a automedicação nos casos de dengue pode ser fatal. Se você apresentar sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça nas articulações, náusea, vômito, diarreia ou febre alta, procure imediatamente a orientação de um profissional de saúde. A dengue é coisa séria, mas com o tratamento correto, tem cura” complementa a especialista. 

Na semana passada, o Governo do Estado decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue. 

Compartilhe