Geral
Ação de combate à dengue retira meia tonelada de resíduos em Antonina
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Ação de combate à dengue retira meia tonelada de resíduos em Antonina

O município está em situação de emergência em função da doença e vive uma explosão de casos.

Rafael Nascimento - terça-feira, 19 de março de 2024 - 09:18

Uma ação de combate contra a dengue retirou mais de meia tonelada de resíduos de manguezais em Antonina, no Litoral do Paraná. O município está em situação de emergência em função da doença e vive uma explosão de casos.

O mutirão de limpeza foi organizado pela Portos do Paraná, em conjunto com a prefeitura de Antonina. Organizações ambientais e de catadores e pescadores também participaram da ação, que teve como objetivo retirar objetos que possam acumular água.

Ao todo, 560 quilos foram recolhidos da região, incluindo plástico, sucata, vidro e até pneus que foram removidos com um gancho. A Portos do Paraná forneceu embarcações, equipamentos de segurança (EPIs) às dezenas de pessoas que participaram da ação ambiental, na última semana.

“O mais importante é conscientizar a população para não jogar lixo nas ruas e rios, pois se continuarem descartando irregularmente, amanhã ou depois toda a sujeira fica retida no mangue e pode se tornar um criadouro do mosquito. A gente procura atuar com os munícipes, a população do entorno, no sentido da conscientização ambiental”, destaca o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro.

Situação de emergência em Antonina

A prefeitura de Antonina decretou situação de emergência em relação à dengue no início de fevereiro. A cidade litorânea atravessa um alto crescimento no número de casos confirmados.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde, a cidade soma 1.725 casos desde agosto de 2023, quando teve início o atual ciclo epidemiológico. Como comparativo, Antonina conta atualmente com 18.919 habitantes.

Nesse cenário, o mutirão de limpeza foi mais uma ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

“A campanha será realizada por mutirão de limpeza dos manguezais e ações educativas para a conscientização da população sobre a importância de manter a cidade e os manguezais limpos e de prevenir a dengue”, destaca o secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia Toledo.

Compartilhe