Geral
Porto de Cabedelo, a obra prima do pintor Alfredo

Porto de Cabedelo, a obra prima do pintor Alfredo

A obra original de Alfredo Andersen, pintada em pano de vela de navio, está em Curitiba, na pinacoteca de Lenomir Trombini.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 7 de junho de 2023 - 15:45

 AndersenA imagem do pintor Alfredo Andersen, que aparece no vídeo divulgado pelo Museu Alfredo Andersen, onde o artista fazia, em seu atelier, uma cópia da sua primeira pintura no Brasil, Porto e Cabedelo, deixa claro que o quadro original é o que foi pintado em pano da vela da embarcação em que estava e ficou de quarentena no Porto de Cabedelo, na Paraíba. 

Este quadro está na pinacoteca do empresário Lenomir Trombini e foi adquirido de um neto do pintor há quase meio século. Devido à divulgação equivocada de que o quadro doado pelo executivo Fernando Xavier ao Museu Alfredo Andersen seria a primeira obra do pintor, ficou esclarecido agora pela imagem do vídeo. Trata-se, portanto, de uma cópia do original.

A obra prima e a primeira pintada no Brasil por Andersen, Porto de Cabedelo, retratam a paisagem brasileira, com pessoas, a maioria caboclos, andando pela praia em seus afazeres cotidianos e a exuberante mata como pano de fundo. 

“A compra desse quadro teve a influência do meu pai, o artista plástico Mirtilo Trombini, que me incentivou a iniciar, há 50 anos atrás, minha pinacoteca com a obra de Andersen”, disse o empresário proprietário do quadro. 

Trombini tem ainda em sua Pinacoteca, obras de De Bonna, Nizio e muitos outros artistas paranaenses, além de Juarez Machado e do próprio pai, Mirtilo Trombini, que pintava as paisagens e casarios de Morretes

Compartilhe