Geral
Museu do Holocausto lança livro para combater negacionismos e desinformação

Museu do Holocausto lança livro para combater negacionismos e desinformação

A obra “Holocausto: tudo o que você precisa saber” traz informações históricas precisas, mas também aborda questões éticas e sociais relevantes para os dias de hoje.

Redação - quarta-feira, 7 de junho de 2023 - 07:21

O Museu do Holocausto de Curitiba lançou um livro com 70 perguntas e respostas rápidas e diretas, cuidadosamente elaboradas por especialistas, sobre o genocídio ocorrido no evento. A obra “Holocausto: tudo o que você precisa saber” traz informações históricas precisas, mas também aborda questões éticas e sociais relevantes para os dias de hoje.

O material é apresentado no formato digital, como e-book. Conforme o museu, o principal objetivo do trabalho é combater os negacionismos, notícias falsas e a desinformação

“O livro pode ser muito útil, elucidar dúvidas e ser empregado nos mais diversos ambientes, da sala de aula ao almoço em família”, afirma Michel Ehrlich, coordenador de História do Museu e autor do texto “A que serve um FAQ?”, presente na obra.

Foto: Divulgação

O livro é também o resultado da união entre as premissas da existência do Museu, e seus objetivos educativos, e o compromisso do Brasil, que ingressou recentemente na Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA).

O Museu do Holocausto de Curitiba se prepara para o lançamento físico da obra nos próximos meses.

O projeto

O processo de criação começou durante um trabalho para o curso de Produção Editorial na LabPub, uma escola voltada ao mercado editorial. À época, a estudante Andrea Bidlovski percebia um aumento na onda de neonazismo, antissemitismo e ataques a escolas. Frente a este cenário, ela conheceu o trabalho do Museu, a partir das falas do coordenador-geral da instituição, Carlos Reiss. Juntos, decidiram tornar mais robusto um material que já existia no website do Museu. Foram acrescentadas dez perguntas ao projeto do FAQ e dois textos inéditos, além de uma apresentação de Reiss.

A obra destaca a importância da tolerância, do combate ao preconceito e do respeito à diversidade, além de nos alertar sobre os perigos do fascismo e dos riscos à democracia, além da responsabilidade individual em nossas próprias escolhas e ações.

“Hoje entendo que aprender sobre o Holocausto é também aprender sobre Justiça, Direitos Humanos, liberdade, resistência, tolerância, empatia e resiliência”, aponta Bidlovski. 

O resultado final é uma fonte valiosa de conhecimento para estudantes, pesquisadores e para todas as pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre esse evento histórico.

“O livro tem a função de combater o negacionismo e o antissemitismo, elucidar questões triviais, dar suporte a educadores e apresentar discussões porventura desconhecidas ao público. É nosso papel colaborar com a educação brasileira e participar dos debates públicos referentes ao Racismo e aos Direitos Humanos”, completa Reiss.

Ao promover a compreensão do nazismo e desse genocídio, a obra contribui para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante, em que a dignidade humana seja respeitada e protegida. 

“A negação dos genocídios não retiram deles o passado, mas os impedem de ter um futuro e é disso que esse livro se preocupa quando esclarece temas importantes e com isso desarticula os argumentos de negação”, destaca Karl Schurster (Universidade de Vigo/UPE), que assina o outro texto complementar, “A tradução do ódio: questões fundamentais para os estudos e compreensão sobre o Holocausto”, ao lado do colega Óscar Ferreiro-Vázquez. 

Clique aqui para acessar o e-book “Holocausto: tudo o que você precisa saber”

  • Veja também: 

Compartilhe