Geral
Nilson Monteiro lança dia 16 o livro Lasca de Costela

Nilson Monteiro lança dia 16 o livro Lasca de Costela

Jornalista e escritor Nilson Monteiro nos brinda com mais uma obra literária: Lasca de Costela. O lançamento será dia 16 no Largo da Ordem.

Pedro Ribeiro - quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 11:02

Jornalista e escritor Nilson Monteiro, com assento na Academia Paranaense de Letras, lança dia 16, às 19 horas, na Coffeteria Solar (dependências da Fundação Cultural de Curitiba), sua mais recente obra literária, “Lasca de Costela”. 

O título do livro “Lasca de Costela” tem sido alvo de bate-papos entre jornalistas e até de debates, porém, sem que até o momento, alguém tenha decifrado seu significado. Por que Lasca de Costela, perguntei ao autor que respondeu: “Esse é um mistério que caberá ao leitor desvendar. Mas não é nada difícil”. 

Nilson é assim. Suas obras sempre são recheadas de mistérios, como “Mugido de Trem”, lançado há dois anos. Suas crônicas, com recordações de sua infância, em Presidente Prudente, onde nasceu ou Londrina, onde passou maior parte de sua vida, são fios condutores para temas engraçados e intrigantes.

Sobre este livro nos conta que apesar de ter como personagem central uma mulher, não faz dela uma heroína ou líder ou algo parecido. Tenta desnudar, isso sim, situações vividas por mulheres e a principal delas, Eva, nas mais diversas circunstâncias, envolvidas por várias personagens. Já foi dito que pode ser um livro feminino, mas não feminista.

Nos últimos 30 anos, além de ter participado de inúmeras coletâneas, “publiquei quatro livros de crônicas: “Curitiba vista por um pé vermelho”, lançado em 1992, “Pequena casa de jornal”, 2001, “As cidades e seus cúmplices”, 2018, e “Retalhos na Pandemia”, 2021, escrevi ainda livros de poesias: “Simples”, publicado em 1994, e “Nem tão simples”, 2020. E dois romances: “Mugido de Trem”, lançado em 2013, e “Lasca de Costela”, com lançamento marcado para Curitiba. Além desses, escrevi, entre outros, “Livro Aberto”, sobre a história da Biblioteca Pública do Paraná, lançado em 2018, e oito livros institucionais. Nascido em Presidente Bernardes (SP), em 26 de outubro de 1951, sou jornalista há 52 anos e resido em Curitiba desde 1986. Sou membro da Academia Paranaense de Letras, cadeira 28, desde 2014″, informou o autor.

 

LANÇAMENTO:

16 de maio, às 19 horas

Coffeteria Solar (dependências da Fundação Cultural de Curitiba)

Rua Dr. Claudino dos Santos, 142

Largo da Ordem

Compartilhe