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Nesta quarta (5), Festival de Curitiba tem trabalho de Jô Soares e estreias nacionais

Nesta quarta (5), Festival de Curitiba tem trabalho de Jô Soares e estreias nacionais

A premiada artista argentina, radicada em Curitiba, Nena Inoue também sobe ao palco com seu novo projeto, “Sobrevivente”

Ana Flavia Silva - quarta-feira, 5 de abril de 2023 - 07:02

Nesta quarta-feira (5) o Festival de Curitiba tem mais estreias nacionais e a oportunidade de assistir ao último trabalho de Jô Soares no teatro. A premiada artista argentina, radicada em Curitiba, Nena Inoue também sobe ao palco com seu novo projeto, “Sobrevivente”. 

GASLIGHT UMA RELAÇÃO TÓXICA

Um dos maiores sucessos da história da Broadway, o espetáculo é, também, o último trabalho de Jô Soares no teatro. A peça retrata um casal em conflito, vivido por Jack e Bella e mostra exatamente as dificuldades de uma relação tóxica. Ele, que no ínicio do casamento se mostrava doce e apaixonado, se revela impaciente e menos cordial após a alegação de que sua mulher sofre de algum desequilíbrio mental. Ela sente que está ficando louca, mas, ao buscar apoio do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, justificando não ter mais forças para lidar com a situação. O texto, que é de 1938 (e continua tão atual), ganhou versão nos cinemas em 1944, e continua popular até hoje. O termo “gaslighting” derivado de Gaslight, original da peça, foi eleito a palavra de 2022.

SERVIÇO

Gasligth Uma relação tóxica
Data e Horário: 5 e 6 de abril às 20h30
Local: Teatro Guaíra (Guairão) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
Classificação: 12 anos
Duração: 90′

SOBREVIVENTE

O novo solo de Nena Inoue reconstrói, por meio do teatro documental, o caminho da historiografia da artista. Descendente de japoneses, a atriz descobre, em 2020, indícios de sua origem indígena. A peça revela o processo de investigação sobre essas origens e os apagamentos que marcam a vida das mulheres de sua família. O solo é o segundo de uma trilogia idealizada por Nena Inoue com enfoque nas histórias verídicas de mulheres – indígenas ou não – iniciada com o espetáculo “Para não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell 2019 de Melhor Atriz e já foi assistida por mais de 40 mil pessoas.

SERVIÇO
SOBREVIVENTE
Data e horário: 5 e 6 de abril, às 20h30
Local: Teatro Zé Maria (Rua Treze de Maio, 655, São Francisco)

OVOS NÃO TÊM JANELA

A estreia nacional do texto inédito do dramaturgo Manoel Carlos Karam é também a estreia do renomado e premiado iluminador Beto Bruel como diretor. “Ovos não têm janela” acontece em uma sala de recepção, onde um secretário lida com quatro personagens que esperam para serem atendidas por um doutor. Flertando o tempo inteiro com o absurdo e o cômico, o espetáculo se utiliza de situações gerais que giram em círculos, num amontoado de acontecimentos insólitos. Um texto tão surreal quanto questionador, onde nos deparamos com uma inquietante inventividade. Uma obra mutável, que se constrói de maneira diferente para cada espectador.

SERVIÇO
Ovos Não Têm Janela 
Data e Horário: 5 e 6 de abril, às 20h30
Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON).
Classificação: 16 anos
Duração: 60′

UM TARTUFO

A livre adaptação de “O Tartufo”, a peça clássica do francês Molière, se transformou em uma obra expressionista na montagem da Companhia Teatro Esplendor. Como num filme de Charles Chaplin, o espetáculo diz tudo sem dizer uma única palavra.  “O Molière está ali, a gente partiu do texto dele”, garante o diretor Bruce Gomlevsky. “Mas esse texto virou um pretexto, digamos assim. Até por isso, o título da nossa peça é ‘Um Tartufo’. É um entre tantos. É o nosso Tartufo.”

(Bruna Diacoyannis/Divulgação)

SERVIÇO

Um Tartufo
Data e Horário: 4 e 5 de abril às 20h30
Local: Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro)
Classificação: 14 anos
Duração: 96′

O QUE MEU CORPO NU TE CONTA?

O Coletivo Impermanente, dirigido por Marcelo Varzea, se reveza nesta imersão performativa em que seus corpos nus, em relatos confessionais, postos em minissolos de autoficção, revelam histórias marcadas em suas peles e existências, abordados olho no olho em um ato íntimo. Simultaneamente, as falas se sobrepõem como numa radiografia social. O espetáculo chegou a abrir sessão extra, mas todos os ingressos já estão esgotados.

SERVIÇO
O Que Meu Corpo Nu Te Conta?, no 31º Festival de Curitiba
Quando: 04 e 05.04.2023, às 17h
Onde: Casa Hoffmann (R. Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem – Curitiba/PR)

LANÇAMENTO DE LIVRO

Nesta quarta (5) o Festival de Curitiba também recebe o lançamento do livro “A dança na política pública das Artes”, de Marila Annibelli Vellozo. A obra busca disseminar e capilarizar questões relacionadas às políticas públicas na dança, assim como registrar e viabilizar o acesso em âmbito internacional a pesquisas e experiências acerca da realidade brasileira na área.

A estruturação do livro ocorreu a partir de um processo de escuta e diálogo permanente com os diferentes agentes da cadeia produtiva da dança, representantes da sociedade civil organizada, artistas, gestores, produtores, juntamente com o articulador político de Dança, Rui Moreira (RS) e o administrador e especialista em gestão e políticas culturais Fabiano Carneiro (RJ).

Para Marila Vellozo, que atua para o fortalecimento da expressão artística na América do Sul, e tornou-se referência internacional como Consultora da Unesco na Área da Dança para a Política Nacional das Artes (PNA), a obra pretende projetar a produção de conhecimento na área. “Disseminar conhecimento é uma das obrigações de quem pesquisa, produz e gera ambientes políticos”, afirma.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Dança na Política Nacional das Artes”
Local: Livraria Sesc – Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, 189
Horário: 11h

 

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