Empresas
Mulheres conquistam espaço em cargos de comando de empresas
Reprodução/Pixabay

Mulheres conquistam espaço em cargos de comando de empresas

No Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, sete startups têm mulheres como CEOs

Mirian Villa - segunda-feira, 11 de março de 2024 - 08:53

Os espaços de comando de empresas são majoritariamente ocupados por homens. De acordo com o Índice de Igualdade de Gênero 2023, apenas 8% dos cargos de CEO no país são ocupados por mulheres.

Uma das áreas com maior registro deste cenário é o da tecnologia, mas, apesar disso, mulheres vêm ganhando espaço à frente do comando no setor. No Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, sete startups são comandadas por mulheres.

Uma delas é a Única Entrega, especializada na entrega de objetos frágeis porta a porta, que tem à frente a CEO Gislaine Queiroz, empreendedora há 20 anos. A equipe é formada 100% por mulheres, como explica a empresária. “Resolvemos ir para um time todo de mulheres porque elas estavam sofrendo mais com a falta de emprego e nosso olhar foi para isso.”

Já a Marcella Rasera está à frente da Game Makers, que oferece soluções para a alfabetização digital. A CEO relata ainda ser um mercado restrito e relata tratamentos diferentes quando está acompanhada de um colega.

“O mercado de tecnologia para mulher ainda é bem restrito, é bem fechado. Todos os lugares que eu chego com o meu sócio, que é homem, todos direcionam à ele, como se ele estivesse numa posição acima da minha.”

Apesar das dificuldades, ambas incentivam que mulheres busquem os lugares que desejam em todas as áreas. Uma dica que as CEOs dão é não abrir mão de se posicionar.

*Barbara Hammes, BandNews Curitiba.

Compartilhe