Geral
Hospitais paranaenses economizam energia com programa da Copel
Foto: Santa Casa de Arapongas

Hospitais paranaenses economizam energia com programa da Copel

A redução média no valor da conta de luz é estimada em até 75%, em 41 hospital do Estado.

Rafael Nascimento - domingo, 19 de maio de 2024 - 09:15

Hospitais públicos e filantrópicos do Paraná começam a economizar energia por meio de um programa da Copel. A economia dos recursos ocorre por meio da geração própria de energia solar e a troca de equipamentos elétricos de climatização, iluminação e de cuidados hospitalares, por itens mais modernos e eficientes.

As melhorias são desenvolvidas em 41 hospitais paranaenses, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que ofereceu uma chamada pública exclusiva aos hospitais no valor de R$ 35 milhões. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, o programa oferece financiamento a fundo perdido para as ações desenvolvidas pelas instituições de saúde.

Com o uso mais eficiente da energia, a redução média no valor da conta de luz é estimada em até 75%, permitindo que os recursos mensais excedentes sejam investidos em outros serviços voltados para a população. 

“O uso eficiente da energia é essencial para a sustentabilidade do ponto de vista ambiental, mas também faz uma enorme diferença no aspecto social. Esta economia mensal será muito importante”, avalia o superintendente de projetos especiais da Copel, Julio Omori.

Dos 41 hospitais aprovados em chamada pública, 37 propuseram instalar usinas para geração de energia elétrica.

Em Curitiba, as melhorias contemplaram Pequeno Cotolengo, Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, além da Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Vicente.

Compartilhe