Geral
Guardas Municipais de Curitiba e região firmam acordo de integração
Foto: Guarda Municipal de Curitiba

Guardas Municipais de Curitiba e região firmam acordo de integração

Por meio da ação, as forças de segurança devem compartilhar seus sistemas de monitoramento e atuar de forma conjunta.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 22 de maio de 2024 - 08:04

As Guardas Municipais de Curitiba e municípios da Região Metropolitana firmaram um acordo de integração. Por meio da ação, as forças de segurança devem compartilhar seus sistemas de monitoramento e informações de inteligência.

A medida de cooperação foi assinada durante encontro do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (21).

O acordo de cooperação técnica envolve as Guardas Municipais de Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Campo Largo, Pinhais e Mandirituba.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

“Com uma integração ampla, evitamos que criminosos de uma cidade migrem para outra sem serem percebidos, o que possibilita uma ação rápida das forças municipais de segurança”, destaca o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem.

Cooperação entre as Guardas Municipais da Grande Curitiba

Com a cooperação técnica entre os municípios consorciados, as guardas municipais poderão compartilhar imagens, informações de seus sistemas de monitoramento e da área de inteligência.

Foto: Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Também será possível a ampliação da atuação territorial das guardas, que poderão atuar de forma conjunta em apoio ao município vizinho.

“Estamos fazendo um convênio que permite a ideia de compartilhar as muralhas digitais e sistemas de informática das cidades metropolitanas e também o uso da Muralha Digital de Curitiba. Assim podemos ampliar a segurança da Região Metropolitana. Nós acreditamos que a Grande Curitiba é uma só e queremos contribuir com a segurança de todos”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Compartilhe