Geral
Paraná promove dia D de vacinação neste sábado (8)
Foto: Venilton Küchler

Paraná promove dia D de vacinação neste sábado (8)

A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é aplicar cerca de 300 mil doses ao longo do dia; veja os imunizantes disponíveis.

Rafael Nascimento - sábado, 8 de junho de 2024 - 07:10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza neste sábado (8) o Dia D da vacinação contra a poliomielite. A ação especial de imunização acontece nos 399 municípios paranaenses.

Cerca de 1,6 mil salas de vacinação estarão abertas e mais de 9 mil profissionais da saúde participam do movimento.

A mobilização faz parte da campanha nacional para ampliar a cobertura vacinal do público-alvo: crianças de seis meses até cinco anos de idade. No Paraná, a estimativa é de que 717.915 crianças recebam a vacinação, que possui uma meta de 95% de cobertura.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

O último registro da doença no Estado foi em 1986, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Multivacinação em todo o Estado

Além do enfoque contra a poliomielite, as unidades de saúde em todo o Estado também vão disponibilizar as vacinas contra os vírus da influenza e Covid-19, além de imunizantes de rotina para a população em geral, como tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente.

A expectativa da Secretaria Estadual da Saúde é aplicar cerca de 300 mil doses ao longo do dia. No dia D, será possível atualizar o calendário de imunização dos paranaenses.

“A vacinação é a grande companheira da prevenção. Estamos animados para realizar um forte movimento em prol da saúde, especialmente das crianças. A poliomielite é uma doença considerada eliminada no país e é nosso dever cuidar para que esse quadro não se altere”, reforçou o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves.

Mais informações sobre os horários e locais de vacinação podem ser consultados com as secretarias municipais de saúde.

Compartilhe