Geral
Há 17 anos em obras, Linha Verde é entregue em Curitiba
Foto: Reprodução/Instagram/Rafael Greca

Há 17 anos em obras, Linha Verde é entregue em Curitiba

O principal projeto de intervenção na mobilidade urbana de Curitiba quase atingiu a maioridade e ficou marcado por contratempos e atrasos.

Rafael Nascimento - sábado, 8 de junho de 2024 - 18:00

A Linha Verde será entregue neste domingo (9), após 17 anos de obras. O principal projeto de intervenção na mobilidade urbana de Curitiba quase atingiu a maioridade e ficou marcado por diversos contratempos e atrasos na conclusão.

O grande projeto foi esboçado no mandato do ex-prefeito Cássio Taniguchi (DEM), em 2001, para desafogar o trânsito urbano de Curitiba e Região Metropolirana, via BR-476, ligando as regiões Sul ao Norte da Capital. As obras da Linha Verde começaram em janeiro de 2007, na gestão do ex-prefeito Beto Richa (PSDB).

Dividida em vários lotes, a Linha Verde conta com 22 km de extensão e corta 22 bairros, do Pinheirinho ao Atuba. Vários desses trechos sofreram contratempos em contratos de licitações e, sucessivamente, atrasos.

Inicialmente, a Linha Verde tinha como previsão ser entregue como legado da Copa do Mundo do Brasil, que teve Curitiba como uma de suas sedes, em 2014. A conclusão do serviço, entretanto, ocorre apenas dez anos depois.

Inauguração do lote final de obras da Linha Verde

O trecho final da obra, chamado de lote 4.1, será liberado na manhã deste domingo (9). De acordo com a prefeitura, o último lote em execução possui 3 km de extensão, da altura do Hospital Vita à concessionária Mercedes/Savana, já quase na divisa com Colombo. As obras da Linha Verde Norte começaram em 2018.

Além das pistas para veículos, a canaleta central forma um grande corredor do transporte público, entre o Sul e o Norte da cidade. A intervenção na Linha Verde Norte contempla as estações Atuba e Solar.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com a liberação das pistas em ambos os sentido e da trincheira do Atuba, a Linha Verde de Curitiba estará totalmente concluída. A cerimônia está marcada para as 11h, com presença do prefeito Rafael Greca (PSD) e demais autoridades.

Compartilhe