Geral
Paraná registra 140 mortes pela dengue, diz Sesa
Foto: SESA

Paraná registra 140 mortes pela dengue, diz Sesa

A Secretaria Estadual da Saúde também confirmou mais de 34 mil novos casos da doença no Estado.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 17 de abril de 2024 - 07:45

A Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) confirmou 37 novas mortes no Paraná em função da epidemia de dengue. Com a atualização, feita nesta terça-feira (16), o número de paranaenses que perderam a vida para a doença chega a 140.

As mortes ocorreram entre os dias 4 de fevereiro e 2 de abril, conforme a pasta. São 23 homens e 14 mulheres com idades entre 14 e 94 anos, residentes em 23 diferentes municípios. Ainda segundo a Sesa, 27 vítimas tinham comorbidades.

O informe epidemiológico da dengue no Paraná também confirmou 34.226 novos casos da doença. Agora, o Estado soma 219.045 casos confirmados de dengue, além de 451.280 notificações e 97.083 casos em investigação.

Como comparativo, o número atual de casos confirmados é dez vezes maior ao registrado no mesmo período do ano passado (21.406).

Saiba mais: Dengue em Curitiba: bairros com alta incidência da doença recebem fiscalizações

O atual ciclo epidemiológico teve início em julho do ano passado.

Situação de emergência pela dengue no Paraná

Sete cidades do Paraná obtiveram, na última segunda-feira (15), o reconhecimento federal de situação de emergência, por meio da Defesa Civil Nacional, devido a doenças infecciosas virais. Os municípios registraram aumento significativo no número de casos de dengue.

Estão na lista as cidades de Barracão, Cruzeiro do Iguaçu, Goioerê, Morretes, Pato Branco, Toledo e Vera Cruz do Oeste. Com a medida, que foi publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Até o momento, o Paraná tem 136 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, de acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Compartilhe