Geral
Casos de feminicídio aumentam 59% no Paraná
Foto: Marcos Santos/USP

Casos de feminicídio aumentam 59% no Paraná

Nos primeiros quatro meses do ano, 35 mulheres foram vítimas do crime no Estado.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 5 de junho de 2024 - 09:25

Os casos de feminicídio aumentaram 59% no Paraná. Nos primeiros quatro meses do ano, 35 mulheres foram vítimas do crime no Estado, enquanto no mesmo período do ano passado o número de vítimas foi de 22.

Os dados fazem parte de um levantamento da Secretaria da Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (4).

O estudo também aponta que outras estatísticas envolvendo a população feminina também tiveram aumento em 12 meses. Os casos de violência contra mulher, por exemplo, subiram 5%, enquanto os de violência doméstica aumentaram quase 11%.

Na avaliação da promotora de Justiça Fernanda Maria Motta, do Ministério Público do Paraná, não é surpresa que os principais índices tenham crescido assim como de feminicídios, já que na prática todos os crimes caminham juntos.

“Dentro do relacionamento em que o homem acredita que tem uma relação de poder sobre a mulher, ou quando ele age dessa forma mesmo sem perceber, por essa prática já ser tão comum, ele aos poucos vai controlando, podando os desejos, as atitudes da companheira. E essa mulher acaba ficando numa situação de submissão ao homem. Nesses relacionamentos, a violência começa a se instalar sutilmente, até que um dia ela extrapola aquele ambiente e vemos as marcas de uma agressão física”, afirmou a promotora, à BandNews Curitiba.

  • Feminicídio: primeiros sinais de um relacionamento violento

Queda expressiva da criminalidade no Paraná

De todos os números apresentados pelo órgão, os crimes relacionados à mulher foram os que se destacaram negativamente nos primeiros quatro meses de 2024. Em contrapartida, outros delitos registram quedas expressivas.

As principais reduções foram nas ocorrências de homicídios (-12,6%), roubos (-25,8%) e furtos (-13,7%). Conforme o levantamento foram 590 situações de homicídios dolosos no período, 85 a menos que as 675 registradas no mesmo quadrimestre de 2023. Além disso, a maior parte das cidades paranaenses não registraram homicídios nos primeiros meses do ano. São 232 municípios nesta situação, o que representa 58% de todo o território.

O relatório também apontou queda de 26% no número de roubos no quadrimestre. De janeiro a abril de 2023 foram 8,8 mil ocorrências do crime e, no mesmo período de 2024, 6,5 mil. Essa queda representa 18 ocorrências de roubos a menos por dia em todo o estado. Já as ocorrências de furto tiveram redução de quase 14%. Nos quatro primeiros meses do ano passado foram 56,6 mil e no mesmo período de 2024 foram quase 49 mil ocorrências.

*Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe