Geral
Anvisa alerta sobre falsificação de Botox, Dysport e Durateston

Anvisa alerta sobre falsificação de Botox, Dysport e Durateston

Segundo a Anvisa, os falsificadores dos medicamentos usaram lotes originais, mas alteraram as datas de fabricação e vencimento

Redação - quinta-feira, 22 de junho de 2023 - 18:30

Um alerta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aponta a existência no mercado de versões falsificadas de medicamentos amplamente utilizados na indústria estética: Botox, Dysport e Durateston.

A agência divulgou nesta quinta-feira (22) uma resolução para apreender lotes adulterados. A distribuição e venda dos medicamentos destes grupos específicos também estão proibidas.

  • Lote C3709C3 do Botox
  • Lote 701012LR do Durateston
  • Lote W07209 do Dysport

Segundo a Anvisa, os falsificadores usaram lotes originais, mas alteraram as datas de fabricação e vencimento. Em um dos exemplos um medicamento vencido desde 2017 teve a validade adulterada para 2025.

O caso foi descoberto durante uma operação policial que apreendeu embalagens de Botox falsificadas.

ORIENTAÇÕES DA ANVISA À POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

“A Anvisa orienta que a população e os profissionais de saúde somente adquiram medicamentos em estabelecimentos devidamente regularizados, sempre na embalagem completa (dentro da caixa) e mediante emissão da nota fiscal.  

Em caso de identificação de unidades dos medicamentos com suspeita de falsificação, a população ou os profissionais de saúde não devem utilizar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos, para verificar sua autenticidade.

Além disso, o fato deve ser comunicado imediatamente à Anvisa, preferencialmente por meio do sistema Notivisa (no caso de profissional de saúde) ou por meio do sistema da Ouvidoria, utilizando a plataforma FalaBR  (no caso de pacientes).”

Compartilhe