Geral
Livro em braille é lançado na Biblioteca Pública do Paraná

Livro em braille é lançado na Biblioteca Pública do Paraná

A obra traz fotografias, ilustrações e poesias visuais, e foi totalmente transcrita pela Seção Braille da biblioteca.

Redação - quarta-feira, 21 de junho de 2023 - 10:31

Um livro totalmente transcrito em braille será lançado nesta quarta-feira (21) na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. A obra “O verso da página contém o outro lado” é uma parceria da artista Juliana Stein com a Seção Braille da BPP.

O livro traz fotografias, ilustrações e poesias visuais, utilizando as páginas do livro e o espaço que se configura na passagem delas. A Seção Braille da biblioteca realizou a transcrição da obra com o uso da máquina PERKINS, que imprime o braille manualmente em folhas de papel.

O lançamento acontece das 17h30 às 19h30, no saguão da BPP.

“Proponho reflexões em torno do espaço subjetivo da leitura, seja do texto ou da imagem. A partir do conjunto de obras reunidas neste livro, busco acionar a linguagem a partir do fluxo razão-intuição. O sentido de algo se dá, muitas vezes, como um efeito e observar, acionar os jogos implicados nesse processo significa abrir novos caminhos”, conta Juliana Stein, fundadora do Instituto Isso Conta, organização sem fins lucrativos que desenvolve ações de forma interdisciplinar nas áreas de arte, educação, psicologia, filosofia, literatura, fotografia, audiovisual.

A acessibilidade da obra trouxe desafios para a equipe de Seção Braille da BPP. “Optamos por realizar dois processos, confeccionamos um caderno específico em papel e código braille com as descrições de todas as imagens e, no próprio livro, realizamos a transcrição dos textos”, explica a coordenadora Cleomira Burdzinski. 

Em média, a transcrição para o braille ocupa três vezes mais espaço do que um texto normal e por isso, optou-se por um caderno à parte. 

Foto: Divulgação

A técnica se fundamenta em um código universal em relevo, utilizado como escrita e leitura tátil composto por células com seis pontos. A partir deles podem ser realizadas 64 combinações que representam letras, números, pontuação e acentos. 

Seção em Braille da BPP

A Seção em Braille da BPP existe desde março de 1969 e se destaca nacionalmente entre as bibliotecas públicas por seu acervo com, aproximadamente, 25 mil títulos em livros digitais e 4 mil no formato “livro falado” (versão em áudio do livro em tinta). Neste caso, a gravação pode ser em voz sintetizada (artificial) ou de voluntários.

Há pelo menos 10 anos, as investigações artísticas de Juliana Stein têm na Biblioteca Pública do Paraná uma grande parceira. Ainda em 2013, ela realizou suas primeiras oficinas de fotografia para deficientes visuais com o apoio da Seção em Braille e palestras que exploravam técnicas da imagem a partir dos sentidos do toque e da audição. Em 2017, foi curadora da exposição “Te empresto meus olhos”, produzida pelos alunos da Oficina de Fotografia para Deficientes Visuais da BBP.

Compartilhe