Esportes
Saiba o que esperar de Fábio Matias como técnico do Coritiba
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Saiba o que esperar de Fábio Matias como técnico do Coritiba

Técnico tem o perfil desejado pela diretoria coxa-branca

Pedro Melo - terça-feira, 11 de junho de 2024 - 18:35

Fábio Matias foi o nome escolhido pela diretoria do Coritiba para comandar a equipe na sequência da Série B. O profissional chega com o objetivo de levar o Coxa novamente para a elite do Campeonato Brasileiro.

Matias, de 44 anos, se encaixa no perfil desejado pelo diretor Paulo Autuori e pelo head esportivo William Thomas. O técnico é jovem, com metodologia nova e trabalha com as categorias de base. E foi justamente desta forma que o então auxiliar comandou o Botafogo de maneira interina entre fevereiro e começo de abril.

O treinador trabalhou no Botafogo por apenas dez partidas entre a saída de Tiago Nunes e a chegada de Artur Jorge. No curto período, ele ganhou oito jogos, empatou um e perdeu outro. O time carioca ficou com o título da Taça Rio, torneio sem os semifinalistas do Campeonato Carioca, e garantiu a vaga na fase de grupos da Libertadores.

“Uma coisa que vi de muito positivo foi o fato dele ter ganho o elenco. Visivielmente quando ele faz os dez jogos em uma espécie de transição, a gente viu as comemorações, a justiça nas escalações e um controle que o Tiago Nunes, por exemplo, já não tinha no fim da passagem dele. Importante destacar a ligação do Fábio Matias com o grupo de jogadores. A maneira que o Botafogo jogava era um reflexo do treinador na beira do campo”, destacou Thiago Veras, setorista do Botafogo na Rádio Tupi.

COMO JOGA O TIME DE FÁBIO MATIAS?

Ainda de acordo com Thiago Veras, Fábio Matias foi responsável por dar equilíbrio ao time do Botafogo. “Ele deu uma sequência num estilo que o Botafogo estava acostumado a jogar que era no 4-3-3, com transição e explorando velocidades dos atacantes, além de um time equilibrado. Não era um time extremamente ofensivo, mas também não era defensivo. Isso que dava para destacar na passagem pelo Botafogo”, explicou.

O novo técnico do Coritiba também gosta de utilizar os jogadores revelados pelo clube. Um exemplo no Botafogo foi o atacante Yarlen, de apenas 18 anos, que ganhou as primeiras chances no profissional justamente com Fábio Matias.

“Outro ponto importante é que alguns jovens ganharam chances, principalmente o Yarlen na fase final do Campeonato Carioca. Na Taça Rio, ele foi aproveitado e fez gols”, destacou o repórter.

O esquema tático utilizado pelo treinador e uso dos jovens são boas notícias principalmente para Lucas Ronier. Destaque do Coxa no início da Série B, o atacante deve seguir como principal nome no setor ofensivo.

“TUDO PARA FAZER SUCESSO”

Encaixado no perfil desejado pelo diretoria, Fábio Matias chega ao Coritiba para a sua maior missão na carreira de técnico. A estreia ocorre na partida contra o Goiás no próximo domingo (16), às 18h30, na Serrinha.

“Acredito que tem tudo para fazer sucesso. Dentro de campo, ele foi um treinador com algumas experiências no profissional, mas a do Botafogo foi a mais marcante para ele. O Botafogo chegou na Pré-Libertadores e conseguiu a vaga na fase de grupos”, disse o setorista. “Tem tudo para dar certo, profissional atualizado e passou para a imprensa que tem bom relacionamento”, acrescentou.

AGENDA DO CORITIBA

  • Goiás – domingo (16/06), às 18h30, na Serrinha, em Goiânia (Série B)
  • América-MG – quarta-feira (19/06), às 21hs30, no Couto Pereira, em Curitiba (Série B)
  • Amazonas – terça-feira (25/06), às 21h30, na Arena Amazônia, em Manaus (Série B)
  • Vila Nova – sábado (29/06), às 16h, no Couto Pereira, em Curitiba (Série B)
  • Paysandu – domingo (07/07), às 11h, no Couto Pereira, em Curitiba (Série B)
  • CRB – sábado (13/07), às 18h, no Rei Pelé, em Maceió (Série B)

Compartilhe